Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 298 Novembro 2019

Muito cuidado com a leptospirose

Muito cuidado com a leptospirose

Bactéria Leptospira sp está presente na urina do rato

A LEPTOSPIROSE é uma doença infecciosa grave, causada pela bactéria Leptospira sp, que está presente na urina do rato, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti: “A leptospirose acomete homens e animais quando entram em contato com a lama ou água que contenha a bactéria, pois esta penetra no organismo através dos ferimentos da pele, ou mesmo na pele íntegra ou ainda pelas mucosas”.

Segundo Filetti, que é professor universitário e mestre em Saúde Pública, a Leptospria sp pode sobreviver muito tempo em local úmido e sombreado: “É fundamental evitar o contato com esgotos e águas de enchentes. Na impossibilidade, deve-se usar luvas e botas de borracha ou sacos plásticos nos pés e nas mãos. Também é importante combater os ratos e camundongos e vacinar os cães”.

Ele elencou medidas para prevenir a doença: evitar acúmulo de entulho no quintal; conservar caixas d’água, ralos e vasos sanitários bem fechados; acondicionar devidamente o lixo, armazenando-o longe do solo; manter limpos e desmatados os terrenos baldios e córregos; fechar buracos entre telhas, paredes e rodapés; não deixar restos de comida dos animais nas vasilhas por muito tempo. Se necessário, usar veneno para combater os roedores.

Filetti acrescenta que nos seres humanos, os sintomas iniciais da leptospirose são de uma gripe, enquanto nos animais, há apatia, vômito, diarreia e icterícia (quando as mucosas e a pele ficam amareladas). Isto ocorrendo procure urgente um médico veterinário.


PETS estão sendo submetidos a terapias holísticas na Coordenadoria de Defesa da Vida Animal, da Prefeitura de Santos, com aplicação do Reiki, aromaterapia e cromoterapia. A energia vital universal é a base do Reiki: com as mãos em pontos denominados “chacras” é possível aumentar a imunidade do pet, auxiliar na cicatrização e amenizar os sintomas das doenças. A aromaterapia é feita para restaurar o equilíbrio emocional do animal. Consiste no uso de óleos e hidrolatos, sendo os óleos para a inalação e os hidrolatos, por serem mais suaves, para a pele. Outro método focado no emocional é a cromoterapia. Com o auxílio de uma lanterna que possui as sete cores do arco-íris (que também são as cores dos chacras), ilumina-se determinados pontos do corpo.


Atenção na hora do passeio

HÁ tutores que acham que para passear basta colocar a coleira no pet e sair para a rua. Mas não é bem assim, para garantir um passeio seguro e com qualidade. A DogHero, aplicativo que promove a conexão entre quem tem cachorro e comunidade de passeadores e anfitriões, convidou a médica veterinária Alessandra Amieiro para elencar dicas: utilize guia ou coleira para deixá-lo seguro e confortável; use plaquinha de identificação, que facilitará em caso de fuga; evite horários em que o sol está forte e o chão quente; não censure o pet por fazer as necessidades na rua; ofereça água durante o passeio; e respeite o limite físico do pet.

Responder