Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Mais atrativo ao paladar do amiguinho

Mais atrativo ao paladar do amiguinho

Fórmulas facilitam na hora de dar o remédio

UMA das maiores dificuldades para tratar as doenças dos amiguinhos é medicá-los. Pensando nisso, as farmácias de manipulação lançaram soluções que deixam esse momento mais prazeroso e bem menos traumático. Segundo o farmacêutico e diretor executivo da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Marco Fiaschetti, os medicamentos manipulados facilitam e podem, principalmente, auxiliar na aderência do tratamento médico: “São produzidos na dose certa e de uma forma que facilita a administração, com diversos sabores para atender à preferência do animal”.

Biscoitos com cheiro de carne para cães, xarope sabor de peixe para gatos, além de torrões de açúcar com gosto de maçã e forma de cenoura para cavalos. Essas são algumas das inúmeras possibilidades da manipulação de medicamentos veterinários. “A indústria humana tem dificuldade em produzir a quantidade exata ou oferecer o necessário para todo o tratamento do animal, o que gera desperdício”, afirma o dirigente: “Além disso, dependendo da faixa de peso, a administração para os muito pequenos e de diferentes espécies fica restringida”.

As farmácias de manipulação devem seguir critérios rígidos estabelecidos em 2014 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para preparar todo e qualquer produto para animais, a farmácia precisa ter licença de funcionamento desse órgão responsável pela fiscalização e regulamentação dos estabelecimentos que manipulam produtos veterinários.


DICA – Os cães podem e devem se exercitar diariamente. Indicamos caminhada moderada para prevenir a obesidade e melhorar a saúde geral. Estes benefícios vão ficar claros quando o animal chegar na velhice. E se nós fizermos caminhada com nosso cãozinho vamos ter este ganho também. A saúde física e mental dos pets é muito importante e sabemos que todo confinamento pode ser estressante. O animal que não se movimenta tem grande potencial de desenvolver problemas de saúde, como osteoporose, artroses, problemas cardiovasculares e renais.


Crimes contra os animais

Denúncias on-line e por fone

A SECRETARIA de Estado da Segurança Pública do Estado de São Paulo disponibiliza um atendimento gratuito on-line para denúncias de crimes contra os animais. Por meio da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), o cidadão pode realizar sua denúncia num ambiente seguro e com total tranquilidade.

É necessário se identificar para fazer a denúncia, sendo que o sigilo dos dados será totalmente preservado caso o interessado opte pela privacidade no momento do cadastro da denúncia. As providências tomadas pela polícia poderão ser acompanhadas por meio do número de protocolo gerado após a efetivação da denúncia, juntamente com o número do CPF do denunciante informado. Denúncias pelos telefones 181, (11) 3338.0155 e (11) 3338.1380. Mais em www.ssp.sp.gov.br/depa

Responder