Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 301 Fevereiro 2020

Incurável, tratamento requer paciência

Incurável, tratamento requer paciência

Doença causa perda de peso rapidamente, depressão, dor abdominal, e muita sede

A DIABETES mellitus é uma doença endócrina que ocorre em cães e gatos e segundo explica o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, ela caracterizada pela alta taxa de açúcar no sangue, denominada hiperglicemia, e pela insuficiência na produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é um hormônio necessário para transportar a glicose (açúcar do sangue), os aminoácidos e minerais através do sangue, produzindo energia para as células. Quando a deficiência de insulina ocorre, a glicose não pode ser movida para dentro das células, causando a diabetes mellitus.

Filetti, que é professor universitário e mestre em saúde pública, destaca que as fêmeas são mais afetadas. Os animais com esta doença têm as seguintes características: urinam com frequência, perdem peso rapidamente, ficam depressivos, com dor abdominal e sentem muita sede. As principais causas são: obesidade, predisposição genética, dieta pobre, anormalidade hormonal, stress e drogas.

Por meio do conhecimento da história do animal associado a um bom exame clínico e exames complementares, o veterinário estará capacitado a descobrir a doença. Será necessário pedir exame de sangue, para verificar a taxa de açúcar, e exame de urina, pois frequentemente o animal apresenta infecção urinária.

O tratamento requer tempo e paciência, pois não existe cura. Como nos seres humanos, ela poderá ser controlada com injeções de insulina, dieta e exercícios. Com esta terapia seu animal poderá viver feliz e ter uma vida confortável. Muitas vezes o portador da doença precisará ser hospitalizado por dois a quatro dias, para acompanhamento do médico veterinário, que realizará testes sanguíneos em intervalos regulares durante o dia, para prescrever a dose ideal de insulina a ser administrada. No lar, o pet terá os cuidados do seu dono, que poderá aplicar a insulina para o resto da vida. A injeção é dada na pele e não é dolorosa.


International Pet Meeting 2020

VISANDO negócios para o setor pet brasileiro, o Instituto Pet Brasil (IPB) realizará em 16 de abril, em Campinas, no interior do estado de São Paulo, o International Pet Meeting 2020, durante a programação da SuperPet. A ideia é reunir compradores e fornecedores de todos os segmentos voltados a produtos e serviços para animais de estimação, com um diferencial: além do foco em produtos acabados, também vai oferecer atenção à compra e venda de matérias-primas. As rodadas de negócio devem acontecer com atenção a exportadores, importadores, distribuidores e a cadeia de fornecimento, com compradores potenciais de países que são foco para as empresas brasileiras, como o mercado latino-americano, além de Rússia e Emirados Árabes.

Responder