Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 302 Março 2020

Coronavírus em animais

Coronavírus em animais

O coronavírus comum não é zoonose em animais

EM tempo de pandemia do novo coronavírus, a Covid-19, as notícias falsas também atingem os animais, apesar de eles não transmitirem a doença aos humanos. Eduardo Ribeiro Filetti, médico veterinário, professor universitário e mestre em Saúde Pública alerta que cães e gatos não transmitem a Covid-19. “O coronavírus comum em animais não é zoonose (doença que se transmite para humanos) e tem forma gastroentérica (que causa vômitos, diarreia, dor abdominal) e o contágio se dá por fezes contaminadas”, explica Filetti, ao detalhar que existe vacina para este tipo de virose nos cães, chamada vacina V8 ou V10, que deixa o pet imunizado por um ano.

Uma notícia, contudo, apavorou o mercado pet, ao anunciar que um cão em Hong Kong foi levado à quarentena por ter vestígios da Covid-19. Embora a tutora do animal tenha sido infectada, os testes mais complexos deram negativo para o cão. Os médicos e o governo de Hong Kong divulgaram o resultado, para eliminar o medo e negar a possibilidade de transmissão humano-animal. O teste inicial no cão teria dado positivo fraco com vírus encontrado nas suas cavidades nasais e orais. O vírus que foi encontrado no cão era devido à contaminação ambiental, já que o cachorro naturalmente tem contato físico com seu tutor, por meio de lambidas etc.

Especialistas de todo mundo sabem que a Covid-19 veio de uma mutação do vírus animal presente em cobras e morcegos. Na China muitas pessoas comem estes animais e devido a este tipo de alimentação houve uma mudança do vírus, que veio mais forte e passou a infectar humanos que ainda não têm imunidade para esta doença. Os tutores de animais não devem se preocupar pois os cães e gatos, efetivamente, não transmitem esta virose. Qualquer artigo ou pessoa que mostrar o contrário está gerando preconceito e ódio contra os animais incentivando abandono e maus tratos – isto sim, crime.

Responder