Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 325 Fevereiro 2022

Atenção na próstata do seu pet

Atenção na próstata do seu pet

Próstata pode aumentar com a idade, como em humanos

Nossos animais de estimação, como os cães e gatos, podem sofrer problemas prostáticos, afirma o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Professor universitário, mestre em Saúde Pública, pós graduado em Saúde Pública, Clínica Veterinária e Cirurgia Médico Veterinária, Filetti explica que o problema é mais comum em cães do que em gatos e costuma aparecer geralmente em animais senis e ou debilitados. “Temos que ter uma atenção especial principalmente com cães senis e não castrados”, comenta: “A próstata é um órgão muito importante e assim como em seres humanos pode aumentar com a idade”.

Testes com PSA, exames de ultrassom e toque retal podem ser feitos em cães, principalmente quando existe alguma suspeita. É possível detectar precocemente a hiperplasia benigna, que atinge mais os cães não castrados, principalmente os idosos e ou obesos. A doença aumenta o tamanho da próstata do pet e geralmente existe sangue na urina, além de gerar dificuldade para urinar e ou defecar. Se o tutor notar esses sintomas deve levar ao médico veterinário de confiança para que ele examine o bichinho. Exames recomendados são sangue, urina, raios x e ou ultrassom. De acordo com o médico veterinário e professor Celso Ribeiro Filetti, a hiperplasia benigna de próstata muitas vezes é resolvida com a castração do pet. Já nos casos malignos a castração é recomendada, porém associada a quimioterapia e ou radioterapia.

As castrações servem como preventivo para HBP (Hipertrofia Benigna da Próstata) e são procedimentos recomendados pelo Conselho de Medicina Veterinária e associações por meio de campanhas.

Muitos tutores quando não têm intenção de cruzar o seu cão castram antes de um ano para evitar estes problemas. É importante ficar atento à doenças do sistema reprodutor, que devem ser evitadas ou tratadas precocemente para evitar danos maiores.

A prevenção é muito importante na medicina veterinária. Por isso administre vermífugos duas a três vezes por ano, capriche na alimentação do seu pet e mantenha as vacinas em dia.

Cachorros e cinema

Entretenimento familiar…

Uma vez por mês, todo sábado, cães e humanos tem um encontro marcado em frente às telonas, no projeto CinePets, criado pela Cinesystem em 2019 e que já teve a participação de mais de 4 mil pessoas – e muitos pets! As sessões de cinema petfriendly acontecem em várias salas do país, como no Shopping Rio Anil (MA), Boulevard Vila Velha (ES), Shopping Ilha Plaza (RJ), Américas Shopping (RJ), Parque Shopping Sulacap (RJ), Shopping Via Brasil (RJ), Shopping Cidade (PR), Ventura Shopping (PR), Shopping Hortolândia (SP), Praça Rio Grande Shopping (RS), Bourbon São Leopoldo (RS), Metrópole Ananindeua (PA), Morumbi Town Shopping (SP), Paulista North Way (PE). “O CinePets é entretenimento familiar, seja qual for a sua configuração de família”, diiz Sherlon Adley, diretor da exibidora.

Responder