Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 300 Janeiro 2020

Animais melhoram a vida dos humanos

Animais melhoram a vida dos humanos

Entre os muitos benefícios, criar um bicho ajuda a reduzir a pressão sanguínea, colesterol e o triglicérides

PESQUISAS comprovam que os animais de estimação fazem bem à saúde dos humanos, afirma categórico o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Ele explica que vários hospitais estão liberando visitas de bichos a pacientes internados, inclusive em unidades semi-intensivas, constatando a interferência positiva que eles proporcionam no tratamento e cura, com base no farto material científico e pesquisas produzidos no Reino Unido, EUA e Canadá.

Filetti, que é pós-graduado em clínica de felinos, professor da Unisanta, mestre em Saúde Pública e especialista em clínica médica e cirurgia de pequenos animais, cita um estudo feito pela Universidade de Nova York, que indicou que os pets são uma das melhores maneiras de combater o estresse. A pesquisa testou níveis de estresse nas pessoas em diferentes situações, sozinha, com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e animal, e apurou que a ocasião de maior relaxamento e tranquilidade foi quando estava com seu animal.

Pesquisas nacionais provam que a tristeza vai embora com maior rapidez em pessoas que possuem animais. Os testes demonstraram que esta convivência reduz a sensação de solidão, a ansiedade e a depressão. O contato com os animais faz os seres humanos produzirem mais hormônios, como a ocitocina, prolactina e a serotonina, que melhoram o humor.

Muitas famílias escolhem ter um cão para participar da vida com os filhos, outras preferem não ter animais pois acreditam que os filhos podem desenvolver alergias… Universidades americanas mostram que a chance de a criança enfrentar este tipo de problema é 40% menor se tiver um animal de estimação. Isto porque a convivência com o pet desenvolve um sistema imunológico mais forte; um efeito, contudo, que não acontece entre os adultos que já sofrem alergias.

Além disso, criar um bicho ajuda a reduzir a pressão sanguínea, colesterol e o triglicérides, melhorando a função cardíaca e prevenindo doenças cardiovasculares. Mais: passear com cachorro é uma boa maneira de perder peso. E as caminhadas diárias são mais frequentes entre as pessoas que têm um animal de estimação.


ESTÁ em vigor em Guarujá a lei municipal nº 4.763, que permite a entrada de animais de estimação em hospitais e similares públicos, para visitas a pacientes internados. Objetivo é auxiliar no tratamento de doenças, tendo em vista os benefícios terapêuticos que a relação com animais domésticos desperta nos seres humanos, cujos efeitos positivos são reconhecidos pela comunidade médica de inúmeros países, inclusive pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Responder