Edição 350Março 2024
Terça, 16 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 19/10/2019 - 7:55 am em | 0 comentários

Luiz Carlos Ferraz

Voluntários podem participar do censo de população de rua de Santos

Levantamento será realizado em uma única noite

Voluntários podem participar do censo de população de rua de Santos

A Secretaria de Desenvolvimento Social vai selecionar voluntários para participar do censo da população em situação de rua em Santos. O levantamento será realizado em uma única noite, com início às 18 e término previsto para as 3 horas. A data será escolhida entre os dias 23 e 30 e dependerá das condições meteorológicas.

Os interessados devem preencher, até domingo 20, o formulário disponível em www.santos.sp.gov.br/censonovoolhar

Haverá uma seleção dentre os inscritos e será dada preferência para quem tiver experiência prévia com pesquisa e/ou proximidade com temas pertinentes à população em situação de rua. Serão necessários 78 pesquisadores, que serão divididos em 10 equipes.

É importante que os candidatos tenham disponibilidade para uma tarde (14 horas) ou noite (19 horas) de capacitação, na segunda-feira 21 na Universidade Federal de São Paulo, na Rua Carvalho de Mendonça, 144.

Será garantido a todos os pesquisadores um lanche e certificado de formação/participação. Aos residentes em Santos, será disponibilizado transporte de retorno aos seus domicílios.

A etapa anterior do censo consistiu na Pesquisa Retrovisor, contagem visual das pessoas em situação de rua, por duas equipes de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social. A contagem simples, que não envolveu o contato direto com a população, serviu de base para a organização logística do censo como a previsão do número de veículos, formulários e o número de pesquisadores que farão as entrevistas na contagem geral.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao mapa que mostra onde foram encontradas pessoas nas ruas e os locais de onde as cinco equipes sairão, simultaneamente, no dia do censo.  A pesquisa está disponível clicando em https://egov.santos.sp.gov.br/santosmapeada/DesenvolvimentoSocial/NovoOlhar/MapaNovoOlhar/

De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto Federal nº 7.053/2009) os municípios devem se mobilizar para a realização de censos periódicos dessa população. Em Santos, a contagem é uma das bases do Programa Novo Olhar, lançado pela Prefeitura em 19 de julho de 2018, e que desenvolve ações para articular serviços, iniciativas e estratégias relativas à população em situação de rua. Ainda no ano passado, a Seds fez uma parceria com a Unifesp – Campus Baixada Santista para a realização do censo.

Dessa parceria surgiu o “Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão sobre População em Situação de Rua no município de Santos – SP”. Com ele, a pesquisa foi construída de forma participativa, articulando poder público, universidade, sociedade civil e as pessoas que vivem nas ruas.

“Diferentemente dos três censos realizados anteriormente na  idade, desta vez criamos a metodologia, fizemos o formulário e, ao final, a pesquisa nos trará mais elementos, inclusive para redimensionar e/ou criar políticas públicas”, afirma Juliana Laffront, gestora do Novo Olhar.

No primeiro semestre de 2020, está prevista a publicação de um livro que relatará toda a experiência da parceria entre a Prefeitura e a Unifesp.

Responder