Voluntários podem participar do censo de população de rua de Santos
A Secretaria de Desenvolvimento Social vai selecionar voluntários para participar do censo da população em situação de rua em Santos. O levantamento será realizado em uma única noite, com início às 18 e término previsto para as 3 horas. A data será escolhida entre os dias 23 e 30 e dependerá das condições meteorológicas.
Os interessados devem preencher, até domingo 20, o formulário disponível em www.santos.sp.gov.br/censonovoolhar
Haverá uma seleção dentre os inscritos e será dada preferência para quem tiver experiência prévia com pesquisa e/ou proximidade com temas pertinentes à população em situação de rua. Serão necessários 78 pesquisadores, que serão divididos em 10 equipes.
É importante que os candidatos tenham disponibilidade para uma tarde (14 horas) ou noite (19 horas) de capacitação, na segunda-feira 21 na Universidade Federal de São Paulo, na Rua Carvalho de Mendonça, 144.
Será garantido a todos os pesquisadores um lanche e certificado de formação/participação. Aos residentes em Santos, será disponibilizado transporte de retorno aos seus domicílios.
A etapa anterior do censo consistiu na Pesquisa Retrovisor, contagem visual das pessoas em situação de rua, por duas equipes de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social. A contagem simples, que não envolveu o contato direto com a população, serviu de base para a organização logística do censo como a previsão do número de veículos, formulários e o número de pesquisadores que farão as entrevistas na contagem geral.
Qualquer pessoa pode ter acesso ao mapa que mostra onde foram encontradas pessoas nas ruas e os locais de onde as cinco equipes sairão, simultaneamente, no dia do censo. A pesquisa está disponível clicando em https://egov.santos.sp.gov.br/santosmapeada/DesenvolvimentoSocial/NovoOlhar/MapaNovoOlhar/
De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto Federal nº 7.053/2009) os municípios devem se mobilizar para a realização de censos periódicos dessa população. Em Santos, a contagem é uma das bases do Programa Novo Olhar, lançado pela Prefeitura em 19 de julho de 2018, e que desenvolve ações para articular serviços, iniciativas e estratégias relativas à população em situação de rua. Ainda no ano passado, a Seds fez uma parceria com a Unifesp – Campus Baixada Santista para a realização do censo.
Dessa parceria surgiu o “Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão sobre População em Situação de Rua no município de Santos – SP”. Com ele, a pesquisa foi construída de forma participativa, articulando poder público, universidade, sociedade civil e as pessoas que vivem nas ruas.
“Diferentemente dos três censos realizados anteriormente na idade, desta vez criamos a metodologia, fizemos o formulário e, ao final, a pesquisa nos trará mais elementos, inclusive para redimensionar e/ou criar políticas públicas”, afirma Juliana Laffront, gestora do Novo Olhar.
No primeiro semestre de 2020, está prevista a publicação de um livro que relatará toda a experiência da parceria entre a Prefeitura e a Unifesp.