Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 12/01/2017 - 9:30 am em | 0 comentários

Divulgação

USP amplia vagas no programa Universidade Aberta à Terceira Idade

Inclusão de pessoas a partir dos 60 anos: cerca de 4,7 mil vagas gratuitas

USP amplia vagas no programa Universidade Aberta à Terceira Idade

A USP abre inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2017 do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Em sua 46ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do Interior, traz 4691 vagas divididas em disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. A oferta é 9% maior que a do último semestre, quando foram disponibilizadas 4300 vagas. Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos.

As pessoas com mais de 60 anos estão cada vez mais ativas. Pensando nessa demanda crescente por atividades, a USP amplia a cada semestre a oferta de vagas para esse público em uma ação que visa incluí-los no ambiente universitário e também favorecer um intercâmbio geracional com seus alunos.

“Em 2017 o principal objetivo da Universidade Aberta à Terceira Idade será o fortalecimento do vínculo do idoso com a USP.”, explica o médico Egídio Dórea, coordenador do programa. “Para isso, buscaremos ouvir o idoso sobre os cursos e atividades, sugestões de novos cursos, novos temas a serem explorados e que os mesmos considerem importantes.”

Gestão Empresarial, Educação Ambiental, História da Música, Robótica e até mesmo Aplicação de ROVS para Mineração de Petróleo, que consiste em operar remotamente veículos no processo de mineração, estão entre os 569 cursos disponíveis, que são ministrados nos campi da Cidade Universitária, USP Leste, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.

Atividades esportivas exclusivas para idosos também têm vagas em programas como Musculação, Ginástica Adaptada, Pilates e Dança Circular. Além disso, serão oferecidas atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como Noções Gerais de Direito, Informática, Inglês e Criação de Textos.

O programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e é realizado pelo Núcleo de Direitos da USP.

A relação completa de atividades está disponível no site prceu.usp.br/3idade

Inscrições para disciplinas regulares | De 20 a 24 de fevereiro de 2016 − Vagas limitadas disponíveis por ordem de chegada. Para as atividades da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste), o período de inscrições será de 13 a 15 de fevereiro de 2016, também por ordem de chegada.

Inscrições para as atividades complementares | Cada unidade define seu calendário de inscrição, portanto, é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.

Contato para dúvidas e informações: (11) 3091.9183, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, ou pelo e-mail 3idade@usp.br

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Núcleo dos Direitos da USP, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP, CoralUSP – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, Estação Ciência, CienTec – Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Museu de Ciências, Centro de Preservação Cultural – Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”.

Responder