Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 5/04/2016 - 10:02 am em | 0 comentários

Divulgação

Ubatuba mantém viva tradição secular do povo caiçara

Fim de semana marcou início da Folia do Divino

Ubatuba mantém viva tradição secular do povo caiçara

O bairro Sertão da Quina foi o primeiro a receber a peregrinação da tradicional Folia do Divino no último fim de semana, em Ubatuba. A festa começou em abril e continua até agosto – antecedendo a Festa do Divino –, e percorre os bairros de diversas regiões da cidade. A manifestação cultural será realizada em todos os finais de semana, das 8 às 18 horas.

O grupo de foliões, enquanto entoa os instrumentos, passa pelas casas levando a alegria e a representação da Cultura Caiçara – uma das únicas que resiste na região entre Sul do Rio de Janeiro e litoral Norte. De acordo com o historiador da cultura caiçara, Mário Gato, a Folia do Divino era bastante popular em Ubatuba, pois carrega uma tradição de mais de 200 anos, e as comunidades de diferentes pontos da cidade se preparavam muito antes para receber o grupo em sua região.

Ainda segundo Gato, a Festa do Divino e o povo caiçara têm uma história católica. Para eles, o corpo, a música e a dança são formas de se aproximar de Deus.

Confira os locais por onde a folia deve passar:

Região Sul: Tabatinga – Araribá – Maranduba – Lagoinha – Peres – Bonete – Fortaleza – Lázaro – Saco da Ribeira – Perequê-Mirim – Enseada – Toninhas – Itaguá – Estufa I e II

Região Oeste: Marafunda – Ipiranguinha – Vale do Sol – Figueira

Região Norte: Camburi (Quilombo e Praia) – Picinguaba – Sertão da Fazenda (Quilombo) – Brava da Almada – Praia do Engenho – Almada – Praia do Estaleiro do Padre – Ubatumirim (sertão e praia) – Vila Rolim – Cambucá – Puruba (sertão e praia)- Prumirim (praia e sertão) – Félix (praia e sertão) – Morro do Tiagão – Itamambuca (vila e sertão) – Praia vermelha – Barra Seca – Taquaral – Sumidouro – Perequê- Açú – Usina Velha – Barra dos Pescadores (centro).

Responder