Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 3/03/2023 - 7:02 am em | 0 comentários

Reprodução

Treinamento gratuito a mulheres jovens que querem participar da política

A Tenda das Candidatas: inscrições até 14 de março

Treinamento gratuito a mulheres jovens que querem participar da política

O projeto social A Tenda das Candidatas está com inscrições abertas a treinamento voltado às mulheres jovens, de 18 a 21 anos, que buscam formas de participar da vida política, mas não sabem por onde começar. A interessada pode se inscrever até 14 de março, no site www.atendadascandidatas.org, onde deverá preencher formulário e aguardar até a divulgação da lista de aprovadas.

O nome da formação é “Resenha Política da Tenda” e, como em treinamentos anteriores, as vagas são 100% gratuitas, obedecendo a critérios específicos para a seleção: mínimo de 60% das vagas para mulheres negras; 10% para mulheres quilombolas; 10% para mulheres indígenas; 10% para mulheres com deficiência; 10% para pessoas Lgbtqia+.

“Aproximar as mulheres jovens da política é crucial para o fortalecimento da democracia, vamos mostrar diversos caminhos para isso, principalmente por meio do voluntariado em campanhas políticas de mulheres”, explica a cientista política e co-fundadora do projeto, Hannah Maruci: “A política precisa refletir a composição da sociedade brasileira ou não pode ser considerada democrática”.

O treinamento terá 10 aulas on-line, de até duas horas cada, no período de 28 de março a 30 de maio, sempre às terças-feiras, das 19 às 21 horas, abordando desde o funcionamento do sistema político brasileiro, passando pelas diversas formas de participação, até o desenvolvimento das habilidades necessárias para atuar em uma campanha política.

“Nosso objetivo é garantir que as mulheres jovens finalizem a formação com um entendimento abrangente e pensamento crítico sobre o sistema político brasileiro”, lembra a advogado e também co-fundadora do projeto, Laura Astrolabio.

Para ela, a formação tem o intuito de construir uma rede forte de voluntárias comprometidas com os valores democráticos e de defesa dos direitos humanos: “Temos orgulho em capacitar as lideranças para as próximas eleições, de forma que elas possam se conectar com potenciais candidatas e se voluntariar em suas campanhas futuramente”.

Responder