Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 25/02/2016 - 9:49 am em | 0 comentários

Sisem-SP realiza primeiro Encontro de Representantes Regionais de 2016

Abrindo a agenda de encontros de 2016, o Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) promove em 14 e 15 de março, das 9 às 18 horas, o primeiro Encontro de Representantes Regionais do ano. Instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o evento acontecerá na sede da Pasta, na capital paulista.

“A contribuição dos representantes regionais é fundamental para o planejamento das ações do Sisem-SP. São eles que convivem cotidianamente com as questões regionais e nos trazem as demandas dos museus”, esclarece Davidson Kaseker, diretor do Sisem -SP.

Na ocasião, serão compartilhados e debatidos os objetivos estratégicos das regionais, além de mobilizar as diferentes regiões do Estado. O evento, organizado pelo Grupo Técnico de Coordenação do Sisem-SP, em parceria com a ACAM Portinari, contará com a participação dos 32 representantes regionais que atuam como coordenadores das 16 Regiões Administrativas e Regiões Metropolitanas.

A cada semestre, os representantes regionais participam de reuniões de trabalho e, ao longo de dois dias, participam de atividades de avaliação, discussão de prioridades e formulação de propostas, contribuindo para a definição do programa anual de ações da instância.

O Sisem-SP congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O Sisem-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Mais em www.sisemsp.org.br

Responder