Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 30/08/2017 - 8:22 am em | 0 comentários

Divulgação

Sintomas neurológicos alertam para diagnóstico da esclerose múltipla

Reação inflamatória: bainhas de mielina são agredidas pelo próprio sistema imunológico

Sintomas neurológicos alertam para diagnóstico da esclerose múltipla

Hoje é lembrado o Dia Nacional da Conscientização da Esclerose Múltipla. A doença é caracterizada por uma reação inflamatória na qual as bainhas de mielina são agredidas pelo sistema imunológico, o que compromete a função do sistema nervoso. A Euroimmun, que faz diagnóstico laboratorial, listou alguns sintomas que, se observados, o paciente precisará procurar um médico que solicitará exames para diferenciação da doença:

. Visão Turva

. Alterações no controle de urina

. Fraqueza

. Entorpecimento ou formigamento nas pernas ou de um lado do corpo

. Visão dupla ou perda visual prolongada

. Desequilíbrio

. Tremor

. Descontrole dos esfíncteres

A doença pode manifestar-se através de qualquer sintoma neurológico, e frequentemente evolui com a perda de capacidades físicas e cognitivas. Para a Academia Brasileira de Neurologia, em seu artigo Diagnóstico e Tratamento da Esclerose Múltipla, o diagnóstico diferencial como conduta clínica é mais importante, e deve preceder a confirmação da doença.

Outras doenças estão relacionadas à esclerose, por isso apenas um exame conseguirá fazer a diferenciação. São elas: doenças desmielinizantes, neuromielite óptica, síndromes paraneoplásicas, vasculites sistêmicas, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Sjöegren, síndrome do anticorpo anticardiolipina, doença vascular cerebral, síndromes infecciosas como sífilis meningovascular, doenças degenerativas entre outras.

A Euroimmun oferece extenso portfólio de testes que ajudam nessa diferenciação em sua linha de produtos para Neurologia e Reumatologia. “Nossos perfis incluem anti-aquaporina, ANNA, anti-Hu, HEp-2, SS-A, SS-B e outros marcadores específicos para as doenças mencionadas. Contem com a qualidade e os serviços da Euroimmun para o diagnóstico preciso e eficaz”, disse Gustavo Janaudis, CEO da filial brasileira da empresa.

Responder