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Publicado em 21/11/2019 - 7:46 am em | 0 comentários

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SIC revela protagonismo do café brasileiro e potencial do mercado

Evento contempla a cadeia produtiva do café

SIC revela protagonismo do café brasileiro e potencial do mercado

Iniciada ontem, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a sétima edição da Semana Internacional do Café 2019 (SIC) encerra amanhã, tendo como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Na abertura da sétima edição, uma mensagem foi unânime nos discursos: o evento está consolidado e é hoje um dos mais importantes do mundo do setor cafeeiro. São esperados mais de 20 mil visitantes de mais de 40 países durante os três dias.

A cerimônia contou com a presença do governador de Minas, Romeu Zema, que se referiu ao evento como “grandioso e belíssimo” e reiterou a importância do agronegócio para a economia brasileira: “Foi a única atividade que cresceu sistematicamente nos últimos 20 anos”.

Roberto Simões, presidente do Sistema Faemg e do Sebrae-MG, destacou que o ponto forte do evento é a abordagem de toda a cadeia, “desde o pé de café até a xícara”. Ele ressaltou, ainda, a veia inovadora da SIC 2019, uma vez que traz novidades a cada edição, como o hackaton AgroUP, que, neste ano, vai reunir 56 competidores durante 48 horas ininterruptas para ajudar a resolver desafios do mercado.

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Ana Maria Valentini, reforçou que é preciso contar ao mundo que produzimos os melhores cafés: “Precisamos desenvolver políticas públicas para a base da cadeia produtiva”. Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, destacou a presença de mais de 220 marcas expositoras, um crescimento de 25% em relação a 2018: “A SIC é hoje uma plataforma global de negócios. Isso só reforça o protagonismo do café brasileiro e o potencial do mercado”.

O presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins da Silva Júnior, demonstrou entusiasmo com o evento. “Sou um grande propagandista da SIC; por onde vou chamo todos a verem o que se faz aqui”. E completou: “Só se muda o Brasil se mudarmos o perfil econômico da população, por isso temos um grande foco em assistência técnica e gerencial, além de diálogo aberto com quem quer vencer e fazer um Brasil melhor”.

A expectativa dos organizadores da SIC 2019 é superar o volume de negócios iniciados no evento, em 2018, que chegaram a R$ 42 milhões.

As autoridades presentes na cerimônia de abertura foram: o ministro da Agricultura em exercício, Marcos Pontes; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o vice-governador de Rondônia, Zé Jodan; a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e do Sebrae-MG, Roberto Simões; o diretor de planejamento da Café Editora, Caio Alonso Fontes; o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins da Silva Júnior; o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato; o presidente da Frente Parlamentar do Café, Emidinho Madeira; o deputado federal Zé Vítor; o vice-presidente do Sicoob, João Batista Bartoli de Noronha; o diretor da Codemge, Dante de Matos; a presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café, Cíntia Matos; e o vice-presidente da Nestlé do Brasil, Gustavo Bastos.

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, a SIC é uma iniciativa do Sistema Faemg, Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A edição deste ano tem o patrocínio oficial Nestlé e patrocínio diamante Sistema Ocemg.

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