Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 26/05/2020 - 7:11 am em | 0 comentários

Divulgação

Série documental aborda impacto da pandemia do novo coronavírus

Terceiro episódio compara a realidade em vários países

Série documental aborda impacto da pandemia do novo coronavírus

Um mundo de contrastes é o tom do terceiro episódio da série “A tirania da minúscula coroa: Covid 19”, que mostra o impacto do novo coronavírus em países como China, Itália, Eslovênia, Portugal, Estados Unidos, Canadá e Costa Rica, e comunidades do Brasil, como Paraisópolis, Heliópolis, Capão Redondo, na capital paulista, e Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.

Moradores da favela de Paraisópolis, em São Paulo, realizaram uma manifestação, pedindo apoio do governo e cobrando políticas públicas em caso de lockdown, medida que obriga a população a permanecer em casa para combater a pandemia. O movimento que defende medidas mais rigorosas de combate a pandemia, como o lockdown, contrasta ainda mais com essas pessoas em situação de vulnerabilidade, já que as comunidades enfrentam problemas como falta de água, serviço de ambulâncias, testes para população, alimentação e higiene.

Para Gustavo Girotto, diretor-geral da série, abrir essa discussão é de extrema importância: “Vamos mostrar brasileiros que moram em países desenvolvidos e, em paralelo, essa realidade dura que estamos vivendo por aqui. Esses depoimentos provocam profundas reflexões. Dentro do propósito de visão plural, queremos abrir essa janela da internet e chamar a atenção do poder público – que olhem para essas pessoas, entendam a gravidade do problema”.

Juliano Sartori, diretor de produção, explica que esse é um episódio diferente dos anteriores: “Além dos depoimentos e análises, agora temos um factual muito forte presente nos depoimentos. É um material rico que mostra, em imagens, essa visão de Brasil em relação aos outros países do mundo”.

Para Ricardo Sartori, diretor de arte, a série evolui em cada episódio nesta lógica de time line – e abordagens do factual também começam integrar essa construção dinâmica: “Esse episódio nos impõe um forte desafio, ou seja, é uma forma de debatermos algo extremamente relevante. A narrativa jornalística diante dos fatos, cercada de depoimentos, aliado a essa edição dinâmica, serão os pontos fortes”.

Com edição de Via d’Ideia, trabalho jornalístico de Gustavo Girotto, com colaboração jornalística de Tércio David Braga e orientação de Adalberto Piotto, o terceiro episódio de “A tirania da minúscula coroa: Covid 19” pode ser visto em www.youtube.com/watch?v=2GnroAYc2U8

Responder