Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 15/02/2020 - 7:16 am em | 0 comentários

Divulgação

São Paulo moderniza normas para consumo de água de reúso

Nova resolução estimula uso da água de ETEs

São Paulo moderniza normas para consumo de água de reúso

Os secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Saúde, Marcos Penido e José Henrique Germann Ferreira, assinaram resolução conjunta que incentiva a sustentabilidade no estado de São Paulo, através da reutilização de água não potável. O documento moderniza uma resolução de 2017 sobre o reúso, para fins urbanos, de água proveniente de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Sanitário. A resolução foi formatada em parceria com a Sabesp, Cetesb e a coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde.

“Existe uma mudança de mentalidade que estamos passando e todos entendem a importância dessa água dentro de uma economia circular”, comentou Penido. A nova resolução atualiza principalmente alguns padrões de qualidade, frequência de análise, categoria e o formato dos adesivos para sinalização. “Existe uma interface muito grande entre o saneamento com saúde e esse é só o começo de um grande trabalho”, disse Germann.

A água de reúso para fins urbanos abrange exclusivamente as modalidades de irrigação paisagística; lavagem de logradouros, espaços públicos e privados; construção civil; desobstrução de galerias de água pluvial, rede de esgotos; lavagem de veículos e combate a incêndio.

“Estamos aprimorando a primeira resolução do Brasil sobre qualidade do uso da água de reúso”, frisou a assessora da presidência da Sabesp, Monica Porto. Atualmente é permita a comercialização da água de reúso das ETEs operadas por empresas públicas ou privadas que tratam esgotos sanitários, excluindo aquelas implantadas por estabelecimentos comerciais e industriais.

“A crise hídrica trouxe um novo olhar para o tema. Existe uma necessidade cada vez maior para o uso da água de reúso garantindo a qualidade da saúde e a segurança hídrica para a população”, registrou o superintendente de Tratamento de Esgotos da Sabesp, Nivaldo Rodrigues.

O produtor de água de reúso deve submeter solicitação previamente da Estação ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para avaliação quanto à disponibilidade dos recursos hídricos. Também é preciso obter, junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), o licenciamento da atividade e parecer técnico, bem como à Vigilância Sanitária Municipal, para licenciamento no Sistema Estadual de Vigilância Sanitária.

Também participaram do evento, o secretário executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro; o diretor da Sanasa, Renato Rossetto; os diretores da BRK Ambiental, Marcos Koehler Asseburg e Marcia Greco; os diretores da Aquapolo, Fernando Gomes da Silva, Marcio da Silva José e Sheila Oliveira; Stela Goldenstein, do World Bank Group; Luiz Sérgio Ozório Valentim, da Secretaria da Saúde; e Patrick Johann Schindler e Maria Helena Forner, da Secretaria de Infraestrutura e do Meio Ambiente.

Responder