Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 21/08/2019 - 7:15 pm em | 0 comentários

Divulgação GESP

São Paulo cria o Centro para a 4ª Revolução Industrial do WEF

Iniciativa foi anunciada durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes

São Paulo cria o Centro para a 4ª Revolução Industrial do WEF

O governador João Doria anunciou hoje, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a criação do Centro para a 4ª Revolução Industrial, ligado ao Fórum Econômico Mundial (WEF), no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A instalação do escritório é uma parceria do governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Estadual de Relações Internacionais, Ministério da Economia e WEF.

“A 4ª Revolução Industrial é um tema que atende muitíssimo bem as expectativas do governo brasileiro e plenamente as expectativas do governo do estado de São Paulo”, ressaltou Doria sobre o comprometimento de São Paulo com a retomada do crescimento econômico estadual e nacional.

A instalação desse centro marca o comprometimento formal da 4ª Revolução Industrial no Brasil, em parceria com a iniciativa privada. A criação da unidade do país será feita oficialmente também no encontro anual do WEF, em Davos, em janeiro de 2020, e a inauguração do espaço na capital paulista será durante o WEF para a América Latina, em maio de 2020.

“De 6 a 8 de maio de 2020 teremos o WEF para a América Latina, em São Paulo. A cada dois anos, o Fórum deixou de ser itinerante para ser realizado de forma fixa em São Paulo, num compromisso assinado por mim, o prefeito da cidade de São Paulo, com o professor Klaus Schwab, fundador e presidente do WEF. É um privilégio para São Paulo”, destacou o governador.

Com a medida, o Brasil se insere na rede dedicada à governança global de tecnologia, junto com China, Japão, Índia, Colômbia, Israel e Emirados Árabes.

“Para alcançar o impacto e impulsionar a mudança no contexto da 4ª Revolução Industrial, é importante conectar governo, organizações empresariais, startups, sociedade civil, academia e organizações internacionais para elaborar políticas inteligentes e inovadoras”, comentou a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

“O Centro irá traçar e pilotar políticas inovadoras. Como parte da rede global do Fórum, as equipes irão trocar conhecimento e escalar os aprendizados globalmente” acrescentou Marisol Argueta de Barillas, diretora para América Latina e membro do Conselho de Administração do WEF.

Também participou do lançamento o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

O IPT é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e colabora há mais de 100 anos para o processo de desenvolvimento do país. Conta com 35 laboratórios capacitados e uma equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando em quatro grandes áreas – inovação, pesquisa & desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento & apoio metrológico, e informação & educação em tecnologia. O IPT abriu recentemente o seu campus para que empresas privadas possam inovar em conjunto com startups, clientes, fornecedores, pesquisadores, investidores e órgãos governamentais.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico é responsável por atrair investimentos e fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica para a retomada do crescimento econômico do Estado. A pasta também oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais do mercado, gerando oportunidade de trabalho para todos.

Responder