Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 18/07/2019 - 7:46 am em | 0 comentários

Divulgação

São Paulo cria aplicativo para agendar serviços de saúde pelo celular

“Hora Marcada”: acesso e conforto aos usuários do SUS

São Paulo cria aplicativo para agendar serviços de saúde pelo celular

O governador de São Paulo, João Doria, apresentou o “Hora Marcada”, aplicativo que visa otimizar o acesso e o conforto dos usuários do SUS, funcionando como uma “agenda digital de saúde”. O app foi desenvolvido pela Prodesp, empresa de dados e informática do Governo do Estado.

“O Hora Marcada será uma referência nacional. Começa em Ribeirão Preto, vai pra toda a região e, na sequência, vai pra todo o Estado de São Paulo. O mundo é da tecnologia, que ajuda a saúde pública”, disse Doria. Ribeirão Preto já disponibiliza o app para pacientes de 10 Unidades Básicas de Saúde. A implantação será expandida gradativamente no município e, na sequência, para outras cidades do estado. O projeto piloto começou na UBS José Sampaio – Dr. Rubens Nicoletti Filho e em menos de um mês foi ampliado para outras nove UBS, sendo a mais recente a de Vila Mariana, onde o app passou a ser disponibilizado na segunda-feira passada.

O “Hora Marcada” permite visualizar as datas e horários de agendamentos de consultas e exames, além de cancelamentos e reagendamentos. É possível solicitar agenda de clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da UBS de referência. Para agendamento de especialidades e exames, é necessário o encaminhamento médico da UBS.

O aplicativo também pode ser utilizado por mais de uma pessoa. Crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores mediante comprovação de responsabilidade e apresentação do cartão SUS em uma UBS de vínculo.

Para ter acesso ao “Hora Marcada”, o paciente deverá baixar o aplicativo, disponível gratuitamente na Google Store e, em breve, na Apple Store. Após a instalação, é preciso preencher informações básicas como número do cartão SUS e CPF. O “passo a passo” do uso pode ser consultado em http://horamarcada.saude.sp.gov.br/, onde há um vídeo tutorial e uma relação de perguntas frequentes para orientar a população.

Responder