Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 1/11/2018 - 8:15 am em | 0 comentários

Divulgação

Santos programa atividades dedicadas à saúde masculina

Novembro Azul: detecção precoce do câncer de próstata e outras doenças

Santos programa atividades dedicadas à saúde masculina

O calendário da Saúde sai do rosa de outubro e entra hoje no azul de novembro e, após a atenção das mulheres ao câncer ginecológico, em especial ao de mama, agora é a vez dos homens atentarem para a detecção precoce do câncer de próstata e outras doenças.

Em Santos haverá programação especial em novembro. Para os usuários do Sistema Único de Saúde, no dia 24 serão abertas algumas policlínicas para cuidar da saúde de forma integral: além da coleta para exame de PSA (que pode indicar alteração na próstata), haverá aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos de HIV e sífilis, além de debates sobre questões que envolvam o dia a dia dos pacientes.

O exame de PSA está sempre disponível aos homens com mais de 45 anos e não apenas em período de campanha. A maioria dos tipos de câncer de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável, por isso é importante testar a dosagem da proteína PSA no sangue, cujo limite aceitável é abaixo de 4ng/ml. Valores mais altos precisam ser investigados para confirmar ou não a doença.

O câncer de próstata foi a causa da morte de 50 homens em Santos no ano de 2016, 47 em 2017 e 36 em 2018 (até setembro).

A realização do exame de PSA requer preparo. As principais orientações são abstinência sexual por 48 horas; e não praticar exercícios com bicicleta ou andar de moto 48 horas antes.

No dia 12 de novembro, os profissionais de saúde da rede municipal e representantes de categorias profissionais predominantemente masculinas participam do seminário Vigilância em Saúde do Homem: a compreensão da realidade singular masculina nos diversos contextos socioculturais e político-econômicos.

O evento será realizado das 9 às 16 horas no auditório da Receita Federal, na Av. Bernardino de Campos, 17, com esta programação: 9 horas, abertura, com a presença de Ana Paula Nunes Viveiros Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde; 9h15,  Vacina para prevenção HPV – Panorama da Cobertura Vacinal em Santos, com Alex Charleaux Amorim, enfermeiro responsável pela Central de Imunização do Município de Santos, e Stella Afarelli Venaglia, Laboratório MSD; 9h40, Dados Epidemiológicos do Suicídio referentes ao Homem, com Maria da Conceição Santos Moraes, Técnica Responsável do Agravo da Vigilância Epidemiológica de Santos; 10 horas, dados epidemiológicos: O homem em relação ao acidente de trabalho, com Ana Paula Nunes Viveiros Valeiras, Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde; 10h15, Pré-natal do parceiro e sífilis no homem, com João Carlos Francez, médico Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos; 11h15, Saúde do homem e suas interfaces com a vigilância em saúde, com Francisco Norberto Silva, Coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde.

Após intervalo, às 14 horas, Ministério Saúde – Agenda Estratégica, com Francisco Norberto Silva – Coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, e encerramento às 16 horas.

Responder