Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 14/12/2019 - 7:36 am em | 0 comentários

Isabela Carrari/Secom-PMS

Santos lança editais para limpeza de mangues, praias e rios

Prefeitura selecionará projetos de mutirões de limpeza

Santos lança editais para limpeza de mangues, praias e rios

Reduzir a quantidade de lixo nos manguezais, praias e rios de forma a beneficiar os frequentadores da orla de Santos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas que residem próximo a esses ecossistemas é objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que abriu processo de seleção para empresas e organizações sociais interessadas em realizar serviços de coleta, recolhimento e destinação final de resíduos sólidos flutuantes em áreas do estuário, de mangue, praia e rios.

Três editais foram publicados no Diário Oficial nos últimos dias. Os interessados devem entregar o Plano de Trabalho, com cronograma de execução, além de toda a documentação exigida, na sede da Semam, na Praça dos Expedicionários, 10, 9º andar, entre segunda e sexta-feira da próxima semana, das 9 às 12 horas e das 14h30 às 17 horas. As propostas serão avaliadas pela comissão de seleção e os resultados conhecidos em janeiro.

“Esse é o momento para aqueles que têm bons projetos e parcerias apresentarem suas propostas”, salienta o secretário Marcos Libório, ao acrescentar que os editais fazem parte da estratégia da Prefeitura, já em execução, para a conquista de um ambiente estuarino e praias mais limpos.

O primeiro edital, 03/2019, trata da seleção de projetos voltados à coleta de materiais flutuantes por embarcação em área de manguezal no Bairro São Manoel. O serviço deverá ser executado de janeiro a junho de 2020, com coletas diárias.

O segundo edital, 07/2019, visa selecionar projetos de mutirões de limpeza em praias, áreas de rios e de mangue, com coleta diária dos materiais flutuantes e destinação correta destes resíduos (reciclagem quando possível e envio ao aterro sanitário quando não se tratar de material reciclável) pelo período de um ano.

Já o terceiro edital, 08/2019, selecionará projetos de instalação de barreiras flutuantes no estuário, com coletas diárias e destinação correta dos resíduos capturados pelo período de um ano.

Um quarto edital, publicado em 19 de novembro, com o objetivo selecionar empresa para colocação de barreiras flutuantes nos canais, já conta com empresa selecionada, que será homologada e divulgada na próxima semana.

Mais informações sobre os critérios de participação estão contidas nas edições de terça e quarta-feira, 10 e 11, do Diário Oficial de Santos, dentro da área relacionada à Semam.

Responder