Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 21/05/2019 - 7:44 am em | 0 comentários

Divulgação-Secom/PMS

Santos é finalista do 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Ecofábrica Criativa: escola de marcenaria ecológica

Santos é finalista do 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Santos é um dos 24 municípios finalistas estaduais do 10º Prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI (Microempreendedor Individual). A cidade concorre pelo trabalho realizado nas Vilas Criativas. A premiação ocorre hoje, a partir das 19h30, no Auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina, na capital paulista. Caso vença esta fase, que teve a participação de 137 projetos, divididos em oito categorias, a cidade disputará a etapa nacional.

A participação no prêmio, que destaca iniciativas pelo desenvolvimento de projetos de estímulo à formalização, desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, foi oficializada no último mês de dezembro. Em fevereiro, técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas do Estado de São Paulo (Fipe) realizaram auditoria nas Vilas Criativas, definindo a condição de finalista do projeto.

Santos investe na economia criativa como fator de desenvolvimento social, econômico e urbano por meio das Vilas Criativas, centros culturais que começaram a funcionar em 2015. Instalados em bairros de maior vulnerabilidade social, oferecem qualificação profissional e atividades culturais e convívio social.

Atualmente, são sete Vilas Criativas em funcionamento, atendendo mais de cinco mil pessoas de todas as idades. Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Governo (Segov), gestora dos equipamentos em parceria com órgãos municipais como o Fundo Social de Solidariedade (FSS), mais de oito mil pessoas já foram qualificadas desde o início das atividades.

Ainda no setor de inovação, para quem deseja aprender marcenaria, Santos dispõe da Ecofábrica Criativa, uma escola de marcenaria ecológica que ensina o ofício por meio da construção de mobiliário com madeira 100% proveniente de reciclagem.

Estas são as Vilas Criativas e suas atividades/cursos.

Vila Criativa Mercado (Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova)

Atividades: artesanato, gastronomia, marcenaria e estética (Salão Autoestima)

Vila Criativa Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto s/nº)

Atividades: ginásio poliesportivo para futsal, vôlei, basquete e handebol; brinquedoteca; academia para musculação; espaços para ginástica e balé, além de cursos de qualificação profissional como o de auxiliar de escritório. Cozinha industrial com aulas de panificação e confeitaria. Salão de eventos e cinema.

Vila Criativa Zona Noroeste (Av. Hugo Maia, 293)

Atividades: assistente de cabeleireiro, moda, padaria artesanal, construção civil e artesanato.

Vila Criativa Vila Progresso (Rua 3 s/nº)

Atividades: ginásio poliesportivo para futsal, vôlei, basquete e handebol; brinquedoteca; espaços para prática de ginástica, balé, artes marciais, aula de informática e cursos de qualificação profissional como confeitaria e panificação.

Vila Criativa Morro Nova Cintra (Caminho da Lagoa s/nº)

Atividades: Escola de Moda (corte e costura)

Vila Criativa Caruara (Rotatória Andrade Soares, subprefeitura Caruara)

Atividades: artesanato e Escola de Moda (corte e costura)

Vila Criativa Morro da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39)

Atividades: cinema, brinquedoteca, academia, aulas de culinária, violão, balé, capoeira, circo, tranças afro e padaria artesanal.

Ecofábrica (Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova)

Atividade: Marcenaria

Responder