Edição 320Setembro 2021
Sábado, 16 De Outubro De 2021
Editorias

Publicado em 28/05/2021 - 10:27 am em | 0 comentários

Divulgação

Registro anuncia ações para a construção de um município sustentável

Aterro sanitário de Registro, no Vale do Ribeira

Registro anuncia ações para a construção de um município sustentável

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Registro preparou uma série de atividades visando despertar a atenção dos munícipes para algo fundamental ao futuro de todos: o papel da sociedade para a construção de um município sustentável.

As atividades são desenvolvidas pela secretaria municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e iniciaram ontem, com a comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica, e finalizam no sábado, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

O prefeito Nilton Hirota explica que as ações serão abrangentes, envolvendo plantio, campanhas de educação ambiental e proposituras municipais: “Teremos a publicação de leis que estabelecem as diretrizes municipais para a gestão de resíduos sólidos e a reativação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Condema)”.

A partir da próxima semana serão publicadas as seguintes leis: Política Municipal de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pmgirs) e o Condema. “Com esta base legal, a Prefeitura terá condição de evoluir nesta importante área que diz respeito à destinação adequada do lixo gerado no Município”, acrescentou a secretária de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Daniella Batista.

Uma das primeiras ações relacionadas à implementação do Pmgirs é o Programa de Coleta Seletiva Interna em todos os setores da Prefeitura. A ideia é que os servidores municipais contribuam com a separação dos resíduos gerados no ambiente de trabalho.

Registro participará do Programa Nascentes que faz parte do Município Verde-Azul do governo do estado. A Prefeitura atuará com a instalação de ecobarreira no Rio Carapiranga, maior afluente do Rio Ribeira de Iguape. Desta forma, será possível evidenciar os tipos e o volume dos resíduos flutuantes depositados no leito do rio, bem como propiciar a limpeza local deste afluente.

Ainda dentro do tema gestão hídrica, a secretaria municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente encerará a Gincana Virtual do Dia Mundial da Água com a entrega da premiação dos vencedores das categorias: Desenho, Foto e Vídeo.

No dia 2 de junho haverá o lançamento do Projeto Municípios Paulistas Resilientes. A iniciativa é resultado de um convênio entre a Prefeitura, a secretaria estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e a agência alemã GIZ, para elaboração do Plano Municipal de Resiliência às Mudanças Climáticas.

O objetivo é somar esforços para a capacitação e a promoção de políticas, planos, medidas e estratégias de resiliência da sociedade paulista frente aos impactos associados à mudança de clima atual e futura. Participarão 13 municípios do estado de São Paulo e Registro é um deles.

Será realizado o plantio de 12 árvores nativas na segunda-feira 31, a partir das 8 horas, no Parque Ecoturístico do Arapongal, em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

Responder