Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 24/09/2016 - 12:49 pm em | 0 comentários

Divulgação

Radares em Santos serão aferidos amanhã pelo IPEM-SP

Cada aferição leva de 20 minutos até uma hora

Radares em Santos serão aferidos amanhã pelo IPEM-SP

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) fará amanhã a aferição de dois radares em Santos. Às 9h30, na Avenida Waldemar Leão, sentido Praia/Túnel, Bairro Jabaquara e, na sequência, na Avenida Dr. Moura Ribeiro com a Rua Dr. Carvalho de Mendonça, sentido Praia/Marapé, bairro Marapé.

O IPEM-SP é órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor. Diariamente, o instituto verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro nº 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora e será realizada pela regional do IPEM-SP em Santos. A ação envolve os fiscais do órgão, equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Para evitar acidentes, na ocasião fica impossibilitada a passagem na via pelos pedestres e veículos.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo IPEM-SP.

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades em relações de consumo pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br

Responder