Edição 319Agosto 2021
Quinta, 23 De Setembro De 2021
Editorias

Publicado em 10/05/2021 - 6:55 am em | 0 comentários

Divulgação

Queda de 4,7% na produção de veículos

Setor está mais desalinhado que o próprio país

Queda de 4,7% na produção de veículos

Nelson Tucci

Em alguns momentos, o setor automotivo serviu de referência para se medir o andamento da economia. Isto porque a cadeia de serviços de uma montadora é grande e, portanto, gera muitos empregos, impostos e consumo. Mas os tempos andam tão conturbados que hoje não é mais referência, por estar o setor mais desalinhado que o próprio país, ora por conta da pandemia, ora por conta do fornecimento de componentes.

Entre o final de março e início de abril os dois fatores acima citados – pandemia e falta de componentes – contribuíram para o fechamento de indústrias no período, em média de duas semanas.

Assim, um resultado negativo anunciado pela Anfavea, a associação das montadoras, era mais que previsível. Em abril a produção de veículos (leves, caminhões e ônibus) caiu 4,7%, contra igual período do ano passado. Já abril contra março (mês imediatamente anterior) registrou queda de 7,5% nas vendas. Caminhões e ônibus recuaram 9,1% nas vendas de abril contra março deste ano. Exportações caíram 7,9% na passagem de março para abril.

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, mostrou um gráfico que situa o Brasil em 7º lugar no mundo em termos de licenciamento (perdendo para China, EUA, Japão, Alemanha, Índia e França), em 9º na produção e na 26ª posição em exportação. O país produziu (em 2020) 2,1 milhões de unidades (contra 25,3 MM da China, 14,5 MM dos EUA e 4,6 MM do Japão, só pra ficar nos primeiros colocados), faturando US$ 5,8 BI. Diferentemente da Coreia do Sul, por exemplo, que exporta mais da metade dos 4 MM de veículos produz, o Brasil está atendendo (cerca de 90% do total) praticamente só o mercado interno e as exportações estão muito a desejar. “Precisamos melhorar, e muito, este item”, comentou Moraes, em entrevista à imprensa especializada na sexta-feira última.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.brVeículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder