Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 16/01/2018 - 8:13 am em | 0 comentários

Divulgação

Programação de férias nos museus e bibliotecas de São Paulo

Museu Afro Brasil: histórias e brincadeiras originárias do Congo

Programação de férias nos museus e bibliotecas de São Paulo

Momento de descanso para os alunos e professores da rede estadual de ensino – que só retomam as atividades escolares em 1º de fevereiro –, excelente opção é aproveitar este mês de férias para participar de atividades gratuitas e culturais nos mais importantes museus e nas bibliotecas de São Paulo. Contação de histórias, jogos, oficinas, filmes, espetáculos e brincadeiras estão entre as atividades gratuitas para todas as idades. Confira as diferentes alternativas:

Biblioteca de São Paulo e Parque Villa Lobos

As férias chegaram e a Biblioteca Parque Villa-Lobos preparou uma segunda edição especial com oficinas ligadas à cultura maker, em que a proposta é estimular o faça-você-mesmo. Todo fim de semana é oferecida uma atividade diferente com foco na inovação, colaboração e criatividade. De forma lúdica e divertida, as oficinas apresentam o mundo da robótica, arte e tecnologias digitais.

Pinacoteca

A Pinacoteca promoverá, em todos os dias de janeiro, das 10 às 17 horas, o espaço “Educateca”, com jogos para pessoas de todas as idades que podem ser retirados gratuitamente na recepção do museu. Em todos os sábados do mês, das 11 às 15 horas, acontece também o “JogaJunto”.

Museu do Futebol

Com acesso gratuito ao espaço, o Museu do Futebol promoverá, até 28 de janeiro, das 10 às 17 horas, o “Férias no Museu”, espaço instalado no avesso das arquibancadas do Estádio do Pacaembu destinado a brincadeiras, oficinas e atividades variadas, com mesas de pebolim, futebol de botão e ping-pong. Recreadores do museu oferecerão dinâmicas para toda a família.

Museu Afro Brasil

De 16 a 26 de janeiro, acontece no Museu Afro Brasil a ação “Férias no Museu: Brincadeiras do Congo”, com o educador congolês Wasawulua Daniel apresentando histórias e brincadeiras originárias da República Democrática do Congo e ensinando danças e canções em lingala e outras línguas da região. Para se inscrever, basta chegar com 15 minutos de antecedência.

No dia 27 de janeiro, às 11 horas, o público poderá assistir à contação de histórias africanas ou afro-brasileiras “Aos Pés do Baobá”, e em seguida participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. A atividade é gratuita e livre. As inscrições devem ser feitas pelo site www.museuafrobrasil.org.br

Museu Catavento

O museu reabre a exposição “Biomas do Brasil” – que passou por adequação para acessibilidade e inaugura a exposição “O Mundo das Abelhas”. Além disso, atividades como Escape Room e oficinas de bolas de sabão gigantes estão entre as atividades de férias no Museu.

Museu da Imigração

Com um espaço lúdico repleto de brinquedos educativos, bonecos, fantoches, espaço de leitura e diversas atividades, a programação tem entrada gratuita e acontece até 28 de janeiro.

Para participar da programação educativa, é necessário fazer inscrição pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br

Casa das Rosas

A Casa das Rosas terá, em todas as sextas-feiras de janeiro, das 15 às 16 horas, a visita temática “De mapa na mão e tempo na cabeça”, em que as crianças e seus acompanhantes percorrerão o espaço com um olhar atento ao passado e ao presente, buscando pistas e vestígios da utilização do imóvel do museu. Confira a programação de todos os polos culturais no site https://goo.gl/uKr2o4

Fábricas de Cultura

Nas Vilas Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém e Cidade Tiradentes, as Fábricas de Cultura da Zona Leste oferecem cursos de férias e oficinas gratuitas e abertas ao público. São atividades nas linguagens dança, música, teatro, multimeios, artes visuais, circo e xadrez. A programação também pode ser conferida no site https://goo.gl/uKr2o4

Responder