Edição 308Setembro 2020
Quinta, 22 De Outubro De 2020
Editorias

Publicado em 16/07/2020 - 7:18 am em | 0 comentários

Divulgação

Processo de remodelagem do concreto armado utiliza design generativo

Formas mais leves, sustentáveis e eficientes

Processo de remodelagem do concreto armado utiliza design generativo

A Hone Structures, startup de construção civil criada pelo engenheiro estrutural Marcos Silveira, viu no design generativo oportunidade para inovar no processo de remodelagem do concreto armado, utilizado para construção de estruturas. O design generativo usa algoritmos para fornecer soluções de design e chegar na combinação perfeita entre estética, funcionalidade e estrutura. A ideia é criar projetos e construções com formas mais leves, sustentáveis e eficientes.

Em 2019, Silveira inscreveu sua startup, ainda em fase de projeto, no programa de Residência Intensiva de AEC da Autodesk, e foi selecionado como residente. No programa recebeu o desafio de desenvolver uma proposta de consórcio para a construção de uma ponte que servirá como modelo de projeto de concreto armado sustentável, utilizando design generativo e robótica.

Como parte do programa, passou duas semanas no Centro de Tecnologia da empresa, em Toronto, onde recebeu treinamentos e acesso aos programadores de design generativo e amadureceu o desenvolvimento dessa tecnologia na startup. O engenheiro também passou pelo Centro de Inovação da Autodesk em Boston, onde conheceu empresas focadas em manufatura aditiva (robótica) aplicada à construção.

Silveira está em busca de parceiros para incorporar tecnologias já existentes no mercado, como equipamentos, a exemplo de impressora 3D ou softwares de inteligência artificial, para viabilizar a primeira ponte construída usando robótica e design generativo.

Responder