Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 30/06/2020 - 7:19 am em | 0 comentários

Divulgação

Prevalência do novo coronavírus está em ascensão na Baixada Santista

Estudo recomenda continuar isolamento social e uso de máscara

Prevalência do novo coronavírus está em ascensão na Baixada Santista

O estudo Epidemiologia da Covid-19 na Região Metropolitana da Baixada Santista (Epicobs) revelou que a prevalência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) está em ascensão na região e que a velocidade de disseminação da infecção é mais acelerada do que todos os estudos semelhantes no mundo. Com isso, o estudo recomenda à população continuar praticando o isolamento social e usando máscara fora de casa para combater a pandemia.

O levantamento foi realizado de 29 de abril a 20 de junho, pelo governo do estado em parceria com a Unifesp e outras instituições. Inédito no estado, o Epicobs é o segundo estudo de base populacional para pesquisa de infecção por SARS-CoV-2 realizado no Brasil.

O trabalho buscou estimar o percentual da população da Baixada com anticorpos para o SARS-CoV-2, determinar o aumento do número de infectados ao longo do tempo, obter cálculos mais precisos da letalidade do vírus e avaliar quão bem informada a população está sobre os riscos de transmissão e as medidas de isolamento.

Para atingir esses objetivos, o estudo realizou 2.442 testes nos nove municípios da região (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga e Mongaguá) ao longo de dois meses, com intervalos de 15 dias. A seleção dos cidadãos foi definida por sorteio e as coletas foram realizadas em domicílio.

Do universo de amostras coletadas, 160 foram positivos para a presença de anticorpos do novo coronavírus. Os cálculos sugerem que, para cada caso notificado Baixada Santista, há outros sete não notificados, representando aproximadamente um infectado para cada 15 habitantes da região.

Os dados indicam que 6,6% da população entrou em contato com o SARS-CoV-2. Fazendo o cálculo para o total de habitantes da região, chegou-se à estimativa de 120.904 portadores do vírus.

Além disso, o estudo chegou a dois percentuais para estimar a proporção de óbitos causados pelo novo coronavírus na Baixada. Baseando-se nos casos notificados (18.521) e no total de óbitos (812), a letalidade é de 4,5%. Já com o total estimado de casos (120.904), a taxa de mortandade cai em 0,7%, usando o mesmo número de 812 mortes.

O estudo Epicobs é realizado pela Fundação Parque Tecnológico de Santos e reúne mais de 40 pesquisadores de todas as universidades da região, com apoio da Associação Comercial de Santos. A compra dos testes rápidos utilizados na amostragem foi financiada pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).

Responder