Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 21/05/2020 - 7:14 am em | 0 comentários

Divulgação

Preservação da biodiversidade pode contribuir para evitar epidemias

Bichos do Pantanal: reflexão sobre as relações entre espécies

Preservação da biodiversidade pode contribuir para evitar epidemias

A comemoração do Dia Mundial da Biodiversidade, amanhã, 22, serve para alertar sobre a importância da preservação da natureza como forma de contribuir para o equilíbrio dos ecossistemas e evitar o risco de situações de proliferação de vírus e ocorrências de epidemias, como o novo coronavírus.

Embora poucos tenham conhecimento deste risco, as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, e o consequente desequilíbrio ecológico, são fatores que possibilitam o surgimento de novas pandemias, como foi com a Ebola, por exemplo. Isto pode estar relacionado aos animais que, por conta de seu habitat natural ser prejudicado, acabam migrando para centros urbanos. Interações entre esses animais e os humanos podem desencadear a expansão dessas doenças – e até mesmo o surgimento de novas enfermidades.

“Quando o homem devasta a natureza, ele acaba colocando à prova a própria existência, pois a perda do hábitat – provocada por desmatamentos e destruição de florestas, poluição de rios, queimadas e outras ações humanas – leva os animais a invadir os centros urbanos, que avançam sobre onde antes viviam em paz. Isso faz com que doenças novas cheguem a ambientes urbanos, como é o caso da febre amarela, que antigamente se restringia às áreas rurais e florestais, mas que hoje já ocorre até mesmo em São Paulo”, argumenta Douglas Trent, ecólogo americano há 40 anos no Brasil e diretor de Pesquisas do Projeto Bichos do Pantanal.

Realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, o Bichos do Pantanal é um projeto que abrange desde a educação ambiental, priorizando a conexão com a natureza, desenvolvimento do Turismo sustentável local – principalmente o Turismo de Observação da Vida Silvestre e a pesquisa científica, que busca entender as interações ecológicas da biodiversidade do Pantanal, o bioma mais preservado no país.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta. Esse fato representa um valor inestimável para o mundo inteiro, uma vez que a diversidade da natureza é a chave para a sobrevivência humana. Proteger toda essa riqueza natural não é algo simples e exige cada vez mais atenção de todas as pessoas e requer muita pesquisa científica.

Na tentativa de conscientizar as pessoas sobre a necessidade da conservação ambiental, o projeto Bichos do Pantanal criou várias ações que estão em curso na semana da biodiversidade. Dentre elas, o curso virtual sobre a conexão com a natureza como ferramenta pedagógica, voltado para profissionais da educação, professores, ontem e 25. “O objetivo é capacitar educadores para que eles levem ao conhecimento de jovens e crianças a importância da preservação do meio ambiente, desperte neles a paixão e o respeito pela natureza como o caminho a seguir na conservação da nossa Biodiversidade, pois acreditamos que quem conhece ama e cuida”, comenta Jussara Utsch, diretora executiva do Instituto Sustentar.

Duas outras lives no Instagram e Youtube seguem na programação da semana: o “Ciclo das águas do Pantanal e a Biodiversidade Aquática”, tema abordado pelo Doutor em ecologia e limnologia, pesquisador Winkinson Lázaro, ontem, e “Conhecendo a Fauna Pantaneira, desmistificando os saberes e fomentando a empatia com as espécies”, com professor, biólogo e pesquisador Mahal Massavi, amanhã, 22, às 17 horas, encerrando a semana da Biodiversidade com conteúdos educativos e exclusivos do Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Para mais informações sobre as atividades, acesse www.bichosdopantanal.org

Responder