Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 27/07/2021 - 7:20 am em | 0 comentários

Divulgação

Prêmio Rodrigo realizará amanhã oficina online a proponentes de São Paulo

Tira dúvidas sobre o edital da premiação

Prêmio Rodrigo realizará amanhã oficina online a proponentes de São Paulo

Amanhã, às 17 horas, os paulistas interessados em indicar ações para concorrer ao 34º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade podem participar de oficina online para tirar dúvidas sobre o edital do concurso. A oficina é promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à secretaria especial de Cultura e ao Ministério do Turismo. Para participar, basta enviar e-mail para iphan-sp@iphan.gov.br e solicitar o link da transmissão.

Principal concurso do país para a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, o Prêmio Rodrigo contempla cada vencedor com o valor de R$ 20 mil. As inscrições de ações poderão ser feitas até 15 de agosto e são abertas a propostas de todo o país.

Podem ser indicadas ao prêmio iniciativas idealizadas pelo poder público (municipal, estadual e federal), cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa. Fundações e demais empresas privadas poderão ser indicadas a menção honrosa, categoria que não concede reconhecimento em dinheiro, mas confere certificação e selo do Prêmio Rodrigo 2021.

Para participar, os candidatos deverão acessar o formulário de inscrição, disponível no site do Iphan. As ações serão avaliadas, inicialmente, nas comissões estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada estado e presididas pelos superintendentes. Em seguida, as iniciativas vencedoras na etapa estadual serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 20 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural.

O resultado da etapa regional está previsto para o fim de outubro. Os nomes dos projetos vencedores da etapa nacional e das duas menções honrosas serão divulgados em dezembro. Os interessados em candidatar ações ao prêmio podem se inscrever em duas categorias.

A primeira contempla iniciativas de excelência na integração entre as dimensões material e imaterial do patrimônio cultural com resultados referentes a 2019 e 2020. A segunda categoria recebe inscrições de ações de excelência na preservação e salvaguarda do patrimônio cultural adaptadas ao contexto na pandemia com resultados relativos ao ano de 2020.

Responder