Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 4/11/2016 - 9:37 am em | 0 comentários

Divulgação

Preço de eletrodomésticos pode variar em até 114 %, apura pesquisa Procon-SP

Coleta dos preços envolveu 108 produtos de diversas marcas e modelos

Preço de eletrodomésticos pode variar em até 114 %, apura pesquisa Procon-SP

Com a finalidade de oferecer uma referência de preço ao consumidor, a Fundação Procon-SP fez em outubro levantamento dos preços dos eletrodomésticos. A maior diferença encontrada foi de 114,45% no liquidificador Mondial modelo Power 2 Black L28, o preço variou de R$ 69,90 (Ponto Frio – Leste) a R$ 149,90 (Carrefour – Oeste).

A coleta dos preços envolveu 108 produtos de diversas marcas e modelos: aspiradores de pó, batedeiras, climatizadores e depuradores de ar, ferros de passar, fogões de piso, fornos microondas, lava-louças, lavadoras de roupas, liquidificadores, misturadores multiuso (mixers) e refrigeradores.

Ao todo, foram visitados sete estabelecimentos comerciais das principais redes do varejo, distribuídos pelas cinco regiões da cidade de São Paulo. O Extra Hipermercados, localizado na região central, foi o estabelecimento que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço: 34 itens. Veja a pesquisa na íntegra no link www.procon.sp.gov.br/pdf/RTELETRODOM2016.pdf

Especialistas do Procon-SP recomendam que, ao escolher um eletrodoméstico, o consumidor deve observar as dimensões do aparelho (altura, largura, profundidade etc.) e sua voltagem, essas características devem ser compatíveis com o espaço disponível para sua instalação e com a rede elétrica local. É importante também verificar se as funções e qualidades oferecidas pelo fabricante atendem as suas expectativas e necessidades.

Recomenda-se dar preferência aos produtos que economizam energia. Afixada nos eletrodomésticos há a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que traz informações sobre o desempenho dos produtos. A classificação vai de A (mais eficiente) a E (menos eficiente), dependendo do produto.

O consumidor deve guardar a nota ou cupom fiscal, o termo de garantia e o manual de instruções – documentos que podem ser necessários em caso de problemas ou dúvidas no funcionamento do produto.

Mais informações sobre a compra de eletrodomésticos podem ser consultadas no site da Fundação Procon-SP em www.procon.sp.gov.br

Responder