Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 29/08/2021 - 7:11 am em | 0 comentários

Divulgação

Pipas causam 756 interrupções de energia em cidades da Baixada Santista

Brincadeira inofensiva que traz transtornos

Pipas causam 756 interrupções de energia em cidades da Baixada Santista

Levantamento realizado pela CPFL Piratininga nas cidades da Baixada Santista apontou uma queda de 12,5% nas interrupções causadas pela brincadeira de empinar pipa. Foram 756 casos nos primeiros sete meses do ano, contra 864 registrados no ano passado.

Além de reflexo natural da pandemia, a queda nos números de interrupções causadas por pipas resulta das ações da Campanha Guardião da Vida, que tem como objetivo levar conscientização dos riscos com a rede elétrica. Os resultados menores, contudo, não deixam a companhia tranquila, pois a brincadeira segue entre as principais causas de perturbação do sistema elétrico, gerando transtornos e riscos à população.

Nas cidades atendidas pela CPFL Piratininga, o estudo identificou uma queda de 14% de interrupções no fornecimento, causadas entre janeiro e julho de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Foram 1.525 registros neste ano, contra 1.783 do ano anterior. A Baixada Santista segue a mesma tendência, com São Vicente liderando o ranking com mais 429 ocorrências, seguida por Praia Grande (139), Guarujá (97), Santos (65) e Cubatão (26).

Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL Piratininga prioriza a segurança com a população e traz dicas de conscientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica.

Como parte da campanha, em junho passado, a CPFL Energia convidou o público para um movimento que salva vidas com reforço de sete vídeos criados para chamar a atenção das pessoas para os perigos da rede elétrica. Os materiais podem ser compartilhados via app de mensagem e, além da população, os clientes podem aderir ao movimento baixando os materiais no site da companhia e passando as mensagens adiante.

Entre os assuntos abordados no Guardião da Vida, estão os perigos de brincadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A CPFL reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte.

Um brinquedo inofensivo que traz transtornos quando utilizado de forma inadequada, podendo provocar acidentes graves e até fatais e corte no fornecimento de energia. Muitas pipas ficam enroscadas nos fios e causam interrupções nos meses seguintes. Isso ocorre porque a linha e a estrutura da pipa, enrolada nos cabos elétricos, se tornam condutoras de energia quando chove.

Os desligamentos e os acidentes causados pelas pipas podem ser evitados com alguns cuidados simples, indicados pela campanha Guardião da Vida.

Confira 10 dicas básicas da CPFL Piratininga para uma brincadeira mais segura:

. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia;

. Dê preferência a espaços abertos como praças, parques e campos de futebol para usar o brinquedo;

. Evite também soltar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas ou rodovias, locais onde existe fluxo de veículos;

. Nunca use cerol ou a linha “chilena”, eles são proibidos por lei (Lei Estadual nº 12.192, de 2006);

. Evite também as “rabiolas”, pois elas enroscam nos fios elétricos, desligando o sistema, podendo provocar choques elétricos, muitas vezes fatais;

. Utilizar papel alumínio na confecção da pipa é perigoso, pois este material pode provocar curtos-circuitos;

. Caso a pipa enrosque nos fios, não tente soltá-la. O melhor a fazer é desistir do brinquedo;

. Nunca tente resgatar ou remover uma pipa com canos, bambus, ou laçar o brinquedo na rede elétrica com uso de linhas. Essas atitudes podem representar sério risco à vida;

. Não solte pipas em dias de chuva, com incidência de descargas atmosféricas (raios). Ela funciona como para-raios, conduzindo energia;

. Não se deve subir nas lajes das casas para empinar a pipa. Nesse caso, além de se aproximar da rede elétrica, qualquer distração pode causar uma queda.

Confira essa e outras dicas em https://guardiaodavida.com.br

Em caso de falta de energia, ou acidente com uma pipa e a rede elétrica, entre em contato com os canais de atendimento da CPFL Piratininga: whatsApp (19) 99908.8888, web mobile www.cpfl.com.br (acesso via smartphone), app “CPFL Energia”, disponível para smartphones Android ou iOs, agência virtual www.cpfl.com.br, SMS enviar para 27304 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento), call center 0800 010 2570 (ligação gratuita).

Responder