Edição 285Outubro 2018
Domingo, 18 De Novembro De 2018
Editorias

Publicado em 11/09/2018 - 8:23 am em | 0 comentários

Divulgação

Pesquisa revela as 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil

Tubarão, no sul catarinense: destino mais hospitaleiro

Pesquisa revela as 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil

Cresce a cada dia o número de brasileiros que abrem a porta de sua casa, ajudam a democratizar o turismo pelo país e reforçam a aceitação da plataforma Airbnb no Brasil – o serviço online comunitário através do qual as pessoas anunciam, descobrem e reservam acomodações e meios de hospedagem. Durante o feriado prolongado da Independência, foram mais 66 mil chegadas de hóspedes no país em apenas três dias.

Os anfitriões estão se inovando e se tornando cada vez mais acolhedores, criando novas maneiras de acomodar os hóspedes, proporcionando-lhes uma gama cada vez maior de acomodações para escolher.

Para chegar à lista das cidades mais hospitaleiras do Brasil, a plataforma avaliou as classificações cinco estrelas creditadas por seus usuários aos anfitriões nos últimos 12 meses. A relação dos 10 destinos mais hospitaleiros é bastante diversificada, incluindo quatro cidades dos três estados da região Sul, quatro de três estados do Sudeste e duas do Nordeste.

Conheça a lista dos 10 destinos mais hospitaleiros do Brasil:

1 – Tubarão/SC: a Cidade Azul, no sul catarinense, foi considerada o destino mais hospitaleiro no Brasil. Com mais de 100 mil habitantes, Tubarão é chamada assim devido ao Rio Tubarão, que corta a cidade e que em tupi-guarani era chamado de Tubá-Nharô (“pai feroz”). A cidade destaca-se como um polo comercial da região, principalmente na área de cerâmica, e atrai visitantes graças às estâncias termais e ao passeio turístico ferroviário com locomotivas a vapor, a famosa Maria Fumaça.

De acordo com o host Edson, que recebe hóspedes na sua casa e está na plataforma desde 2015, Tubarão tem uma localização privilegiada por estar perto tanto do mar quanto da serra. Quanto às dicas, o anfitrião diz que “o povo de Tubarão gosta de receber pessoas e o nosso forte é a gastronomia com muitos bares e restaurantes abertos a noite toda e com opções para agradar todos os gostos”.

Segundo ele quem vem para a cidade não pode deixar de visitar o museu ferroviário da cidade e o Farol de Santa Marta que fica no litoral bem próximo.

2 – Farroupilha/RS: a mistura da cultura italiana com a brasileira não poderia ter dado mais certo. Farroupilha, cidade berço da colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul, conhecida pela Romaria de Caravaggio e como capital da malha. Hoje, se destaca no turismo principalmente pelo Santuário de Caravaggio e pelo Salto Ventoso – cachoeira com 55 m de queda caindo sobre uma gruta em forma de ferradura, de 200 metros de comprimento por 25 metros de altura também um dos locais mais procurados pelos praticantes da escalada em rocha.

3 – Pinhais/PR: Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, Pinhais é o menor dos 399 municípios paranaenses em área territorial, com 61,137 km², figura entre as 14 cidades mais populosas do estado, com uma população de 128.256 habitantes.

4 – Socorro/SP: a cidade está situada na exuberante Serra da Mantiqueira e o seu clima agradável tanto no verão quanto no inverno atrai muitos visitantes. A 130 km da capital paulista, Socorro é um lugar ideal para ecoturismo, turismo rural, turismo de aventura e de compras e referência nacional em turismo adaptado para pessoas com deficiência.

5 – Guarapuava/PR: o quinto lugar é uma das cidades mais frias do Paraná. O município é o maior produtor brasileiro de cevada e possui uma das maiores fábrica de malte do mundo, responsável por vinte por cento da produção nacional. Com 200 anos de história, Guarapuava é um destino não só para aprender muito da história do nosso país como também para desfrutar das belezas naturais.

6 – Canindé de São Francisco/SE: um destino mágico e deslumbrante localizado no alto sertão de Sergipe, em Canindé de São Francisco é possível fazer passeio de barco em meio a imponentes cânions e visitar uma usina hidrelétrica com reservatório de águas esverdeadas, uma das mais populares atrações da cidade.

7 – Amontada/CE: queridinha dos fortalezenses, é um paraíso perdido. Destino com várias praias de vila de pescadores e muito parecidas com a Jericoacoara de 20 anos atrás. Para os apaixonados por praias Amontada é um destino perfeito.

8 – Cambuí/MG: localizada na região serrana de Minas Gerais, Cambuí é um destino ideal para os amantes de ecoturismo e turismo de aventura. Uma das atividades mais presentes na cidade é o voo de parapente e claro, estando em Minas Gerais não se pode esquecer das comidinhas tradicionais do estado conhecido pela ótima gastronomia.

9 – Franca/SP: conhecida como a “capital do calçado”, devido a grande produção do produto, que rege a economia da cidade e garante bons preços aos viajantes e moradores, Franca também entrou para o ranking. A nona cidade mais hospitaleira conta com um clima agradável e um conjunto de lagos formado por represas, favorecendo a prática dos esportes aquáticos, passeios e pesca.

10 – Cachoeiras de Macacu/RJ: no coração da Mata Atlântica e a poucos quilômetros do Rio de Janeiro, está a décima cidade mais hospitaleira, a Cachoeiras de Macacu. Possui dezenas de cachoeiras lindíssimas. O destino também atrai muitos viajantes que gostam de se aventurar em trekkings, rapel e voos de parapente.