Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 31/05/2022 - 6:57 am em | 0 comentários

Divulgação

Permutas multilaterais movimentam hoje rodada de negócios em São Paulo

Alavancar o comércio após impacto da pandemia

Permutas multilaterais movimentam hoje rodada de negócios em São Paulo

Uma das alternativas para alavancar a economia tem sido a adoção de permutas multilaterais, modalidade em que as empresas cadastram seus produtos ou serviços em uma plataforma e, diferentemente da modalidade bilateral, podem fazer negócios com qualquer membro cadastrado no sistema. Por meio deste sistema, a plataforma de permutas XporY.com e o Instituto JB Oliveira promoverão hoje uma rodada de negócios com empresas de diversos setores que pretendem fazer negócios sem o envolvimento de dinheiro. O evento acontece a partir das 14 horas, no instituto, na capital paulista.

De acordo com o sócio-fundador da XporY.com, Rafael Barbosa, a permuta multilateral permite que empresas e profissionais liberais cadastrem suas ofertas para milhares de membros. Após concretizar a venda, o permutante recebe créditos que são usados exclusivamente na plataforma.

“Dessa forma, uma empresa que está com o estoque parado ou o serviço ocioso realiza sua venda na plataforma e, durante esse processo, não gasta dinheiro. A transação é feita apenas por meio de uma moeda digital, chamada X$, em que cada 1 X$ equivale a R$ 1. Já com o crédito, ele poderá adquirir qualquer produto ou serviço cadastrado na plataforma, pagando apenas 10% no momento da compra deste item”, explica o sócio-proprietário da XporY.com, plataforma que é ferramenta do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Barbosa destaca que as rodadas de negócio potencializam esse sistema ao proporcionar que os permutantes apresentem os produtos para centenas de compradores e possam fechar diversos contratos em apenas um dia: “Além disso, eles aproveitam a oportunidade para conhecer e negociar com centenas de fornecedores de serviços e produtos importantes para a manutenção e alavancagem do seu negócio”.

João Baptista de Oliveira, mais conhecido por JB Oliveira, acredita que a novidade pode ser uma alternativa às dificuldades provocadas pela Covid-19, já que muitas empresas perderam clientes e outras fecharam as portas: “A XporY.com possibilita a abertura de centenas de portas para aqueles que buscam novos mercados. Algumas empresas têm necessidades de produtos e serviços, mas não possuem dinheiro suficiente para aquisição. Por outro lado, alguns fornecedores não buscam dinheiro e querem apenas permutar para não deixar seus negócios ociosos. Dessa forma, se junta a fome com a vontade de comer”.

Responder