Edição 313Fevereiro 2021
Quinta, 25 De Fevereiro De 2021
Editorias

Publicado em 19/01/2021 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Novo navio da linha GNL da Costa Crociere será entregue em dezembro

Costa Toscana: movido à gás natural liquefeito

Novo navio da linha GNL da Costa Crociere será entregue em dezembro

A Costa Crociere celebrou a cerimônia de flutuação de seu mais novo navio, o Costa Toscana, no estaleiro Meyer, em Turku, na Finlândia. O Costa Toscana, assim como seu navio gêmeo Costa Smeralda, é movido a gás natural liquefeito (GNL), a mais avançada tecnologia da indústria marítima atualmente disponível para a redução de poluentes, tanto no oceano como nas escalas de porto.

O Grupo Costa, formado pelas marcas Costa Cruzeiros, AIDA Cruises e Costa Ásia, foi pioneiro na adoção desta tecnologia para a indústria marítima mundial ao construir cinco novos navios movidos a GNL, sendo que dois deles, o Costa Smeralda e o AIDAnova já entraram em serviço. As embarcações fazem parte de um plano de expansão que inclui sete novos navios que serão entregues ao Grupo Costa até 2023, num investimento total que ultrapassa 6 bilhões de euros.

Durante a cerimônia de flutuação, o Costa Toscana oficialmente toca o mar pela primeira vez, banhando o casco que passa para a próxima fase de construção. O navio entrará em serviço em dezembro desta vez, quando as construções internas forem finalizadas.

Mario Zanetti, CCO da Costa Cruzeiros e presidente do Grupo Costa Ásia, afirmou: “Apesar do cenário atual e desafiador, o Grupo Costa confirma seu investimento na expansão de frotas. Estamos confiantes na recuperação de nossa indústria e felizes com a chegada de novos navios como o Costa Toscana, que incorpora os atributos que queremos focar no futuro. Em primeiro lugar, é um navio excelente e inovador, atrativo para novos hóspedes, o que é fundamental, especialmente no momento em que as pessoas poderão viajar livremente de novo e estarão com muita vontade de tirar férias. Olhando além da pandemia, o segundo ponto que estamos focando é em completar a transformação de nossa frota e operações em um modelo sustentável. Somado à tecnologia de GNL, estamos desenvolvendo outras soluções inovadoras como sistemas de shore power, para geração de energia em porto, e o uso de baterias, enquanto continuamos trabalhando para alcançar o objetivo de zero emissões com o passar do tempo”.

“A flutuação é sempre um acontecimento especial para nós que construímos navios, já que é o momento em que o navio é finalmente colocado em seu ambiente natural, o mar. É também o começo da última etapa da construção da embarcação, em que todas as nuances de cores, ambientes e atributos começam a ganhar sua forma final. Nos meses seguintes o navio será finalizado no pier e então testado e comissionado no outono para a entrega.”, relata Tim Meyer, CEO do estaleiro Meyer Turku.

O Costa Toscana foi desenvolvido para ser uma “cidade inteligente itinerante” onde os conceitos de soluções sustentáveis e economia circular são aplicados para reduzir o impacto ambiental. Por meio do uso do GNL, será possível eliminar virtualmente as emissões de dióxido de enxofre (zero emissão) e partículas de materiais na atmosfera (redução de 95-100%), enquanto se reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio (redução direta de 85%) e gás carbônico (até 20% menor). A bordo, plantas dessalinizadoras irão processar a água do mar diretamente para prover a demanda de fornecimento de água; o consumo de energia será reduzido ao máximo por meio de um sistema inteligente de eficiência energética. Além disso, 100% da coleta seletiva e reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio serão realizadas a bordo como parte de uma abordagem integrada que visa apoiar projetos de economia circular.

O novo flagship é uma homenagem à região da Toscana, resultado de um projeto criativo com curadoria do designer de hospitalidade Adam D. Tihany e foi projetado para valorizar e trazer à vida o melhor da região italiana que leva o nome do navio, nos andares e áreas comuns do Costa Toscana.

Tihany trabalhou com um pool de empresas de arquitetura internacionais – Dordoni Architetti, Jeffrey Beers International and Partner Ship Design – para projetar diferentes áreas do navio. Todas as mobílias, iluminação, tecidos e acessórios foram fabricados na Itália e produzidos ou desenvolvidos especialmente para o novo flagship por 15 parceiros que representam a mais alta excelência italiana.

As instalações a bordo combinam perfeitamente entre si: do Spa solemio às áreas dedicadas ao entretenimento; dos bares temáticos – construídos em colaboração com grandes marcas italianas – aos 16 restaurantes e áreas de “experiências gastronômicas”, incluindo o restaurante dedicado a famílias com crianças e o restaurante LAB, onde o hóspede pode testar suas habilidades culinárias sob a supervisão dos chefes de cozinha do navio.

O “coração” do novo flagship será o “Colosseo”, espaço localizado ao centro do navio que contempla mais de três andares, dedicado aos melhores shows. Telas enormes, posicionadas nas paredes e na cúpula, oferecem a possibilidade de criar uma história diferente em qualquer parada e em cada momento da viagem.

A escadaria de três andares voltada para a popa do navio também é imperdível: ideal para receber os hóspedes, jovens ou idosos; com uma varanda ao ar livre no deck superior, tem piso de cristal que permite sentir a emoção de “voar” sobre o mar.

Para relaxar e desfrutar do sol haverá quatro piscinas, uma delas interna e de água salgada e um novo clube de praia, que recriará o ambiente de um verdadeiro banho de mar.

Confortáveis e elegantes, as mais de 2.600 cabines a bordo refletem perfeitamente o estilo e o bom gosto italianos. As cabines com terraço oferecem uma bela varanda onde o hóspede pode tomar café da manhã, saborear um aperitivo ou simplesmente apreciar a vista.

O Costa Toscana fará sua estreia no Brasil na temporada 2021-22. O cruzeiro inaugural de Réveillon partirá de Santos em 26 de dezembro, com roteiro de uma semana que passará por Salvador e Ilhéus, retornando a Santos em 2 de janeiro de 2022. De 2 de janeiro a 10 de abril de 2022, o Costa Toscana oferecerá mais 15 cruzeiros com o mesmo roteiro, com embarque em Santos e Salvador. Os 15 cruzeiros incluem ainda as saídas de Carnaval e Páscoa, que será o último roteiro do navio antes de sua volta, na travessia Brasil-Itália, com saída de Santos em 17 de abril de 2022.

Responder