Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 14/12/2016 - 9:41 am em | 0 comentários

Divulgação

Noite do Vinho dos Mortos mistura tradição e sabores na Quinta do Olivardo

Enterrar e desenterrar garrafas de vinho: público conhecerá a interessante tradição portuguesa

Noite do Vinho dos Mortos mistura tradição e sabores na Quinta do Olivardo

A Quinta do Olivardo, em São Roque, no interior do Estado de São Paulo, programou para sábado uma viagem ao inusitado folclore português, revivendo a tradicional noite do “Vinho dos Mortos”. Combinando mistérios da cultura lusitana, a partir das 20 horas, os visitantes serão convidados a participar do enterro e desenterro de garrafas de vinho.

A tradição está atrelada à invasão das tropas francesas a Portugal, em meio a Guerra Peninsular, em 1807. As tropas francesas invadiram os vilarejos de Trás-os-Montes e Beira Alta, e os moradores, para evitar os saques das suas produções de vinho, enterraram garrafas em meio às videiras e pastagens. Ao término da batalha, as famílias voltaram para suas casas e desenterraram a produção de vinho, imaginando que a mesma estivesse estragada. Entretanto, a bebida estava ainda mais saborosa.

Para recriar a tradição, a Quinta do Olivardo preparou iluminação especial, com velas e tochas, para deixar o clima ainda mais misterioso. O público que chega a casa recebe uma garrafa numerada e é encaminhado até os caminhos das videiras para enterrar a seu vinho. As covas são abertas e cada visitante faz o enterro da sua garrafa, para voltar em seis meses para degustar a bebida. O visitante que já possui uma garrafa enterrada poderá ajudar no desenterro para então degustar a sua bebida.

Após o enterro e desenterro das garrafas, o público retorna ao restaurante para jantar, com pratos da culinária portuguesa da região, com destaque ao Bacalhau a Lagareiro. Além do peixe, a casa também oferece Espetadas Madeirenses, o Leitão à Bairrada e bolinhos de bacalhau. A casa inovou com uma nova versão da receita, que ganhou recheio do tradicional queijo da Serra da Estrela. Como sobremesa, Pastéis de Nata, Pastéis de Santa Clara, Rabanada, entre outras delícias. A animação será de responsabilidade da fadista Ciça Marinho, que interpretará fados portugueses.

A Quinta do Olivardo funciona como adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho. Ela está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque, com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. Mais informações em www.quintadoolivardo.com.br

Responder