Edição 350Março 2024
Terça, 16 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 19/04/2017 - 10:08 am em | 0 comentários

Divulgação

No Dia do Índio, Acampamento Terra Livre mobiliza luta pela terra

Ameaça à existência e à continuidade dos povos indígenas

No Dia do Índio, Acampamento Terra Livre mobiliza luta pela terra

Hoje, Dia do Índio, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) está convocando as organizações indígenas para o Acampamento Terra Livre, em Brasília, que acontecerá de 24 a 28 de abril. Este é um dos atos, manifestações e eventos que ocorrem em todo o país em alusão à data, “em face do cenário assustador que ameaça à existência e à continuidade dos povos indígenas”, segundo a Apib.

Os indígenas formam um grupo social que, pela situação de vulnerabilidade à desnutrição e à fome, possuem assento no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Por isso, em 2016 o conselho realizou uma missão ao Mato Grosso do Sul a fim de observar as condições de vida, em especial a segurança alimentar e nutricional, nas comunidades das etnias Guarani e Kaiowá.

Ao final da missão, o Consea produziu um relatório e fez diversas recomendações para órgãos dos governos municipais, estaduais e federais, bem como aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, sobre a situação observada e propostas de solução dos problemas.

Confira a programação completa do Acampamento Terra Livre em https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/2017/03/20/convocatoria-acampamento-terra-livre-2017/

Responder