Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 2/09/2019 - 7:40 am em | 0 comentários

Divulgação

No ar o caça brasileiro

F-39 transfere tecnologia e marca parceria entre Suécia e Brasil

No ar o caça brasileiro

Nelson Tucci

No último dia 26 a Saab completou o primeiro voo com o primeiro caça Gripen E brasileiro. Segundo a empresa sueca, o teste foi bem sucedido. O avião, denominado 39-6001, decolou em seu voo inaugural do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia, conduzido pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.

A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar o comportamento da aeronave de acordo com as expectativas. “Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, disse Håkan Buskhe, CEO da Saab.

O caça foi produzido e desenvolvido na Suécia, em parceria com empresas brasileiras que recebem a transferência de tecnologia. Dentre elas, Embraer, AEL Sistemas, Akaer e outras. Técnicos e engenheiros brasileiros participam de treinamentos teóricos e práticos (on-the-job) desde 2015 e por esta razão ele é chamado de Gripen brasileiro. Na Força Aérea Brasileira, a aeronave será designada F-39 e terá a matrícula FAB 4100.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder