Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 29/10/2021 - 11:16 am em | 0 comentários

Divulgação

Negócios no setor imobiliário crescem 110% no primeiro semestre de 2021

Pesquisa envolveu 7,5 mil imobiliárias e 44 mil corretores de imóveis

Negócios no setor imobiliário crescem 110% no primeiro semestre de 2021

O Painel do Mercado Imobiliário (PMI), feito pela plataforma Kenlo, identificou crescimento de 110% em transações fechadas no primeiro semestre do ano, na soma de aluguéis e vendas, em comparação com igual período do ano anterior. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina contribuíram significativamente para o índice, uma vez que cresceram 99%. A pesquisa foi conduzida com 7,5 mil imobiliárias e 44 mil corretores de imóveis cadastrados na plataforma em âmbito nacional.

“O bom resultado no primeiro semestre de 2021 é devido, principalmente, ao primeiro trimestre deste ano, uma vez que o mercado já se apresentava aquecido desde o final de 2020. No segundo trimestre, porém, com a percepção de um cenário inflacionário, o mercado se comportou de forma mais conservadora”, explica Denise Ghiu, especialista de mercado da área de inteligência do Kenlo.

Com três milhões de imóveis listados em sua plataforma e base de dados que representa 25% do mercado secundário imobiliário brasileiro, a Kenlo registrou ainda uma alta de 9,97% no segundo trimestre deste ano, perante o primeiro. Foram realizados 14.939 negócios no período, ante 13.585 nos três primeiros meses.

“A variação positiva de 9,97% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre reforça nossa perspectiva de um mercado mais ponderado no próximo período, pois parte da motivação para a aquisição do imóvel ou mudança de residência poderá estar mais associada às estratégias das famílias para ajustes no orçamento, corte de gastos e, também, como uma alternativa para recomeçar seus projetos que podem ser alavancados pela disponibilidade do crédito com imóvel em garantia e taxas mais atraentes como na modalidade de home equity”, completa Ghiu.

O PMI criado pela Kenlo é uma iniciativa pioneira e que proporciona o acompanhamento do mercado de imóveis usados com base em dados obtidos em tempo real, a partir de um ecossistema que contempla 8 mil imobiliárias e 51 mil corretores, de todas as regiões do país e que atendem a mais de um milhão de proprietários de imóveis. O PMI reúne uma amostragem do mercado imobiliário secundário de treze estados brasileiros nas cinco regiões. Mais detalhes sobre o PMI podem ser obtidos no site.

Responder