Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 21/06/2020 - 7:19 am em | 0 comentários

Reprodução

Movimento Vidas Negras Importam será lançado na quinta-feira

Movimento listou 10 ações contra o racismo

Movimento Vidas Negras Importam será lançado na quinta-feira

A Faculdade Zumbi dos Palmares anunciou a criação do movimento Vidas Negras Importam na quinta-feira 25. Através deste movimento civil, acadêmico e empresarial, a instituição afirma que seguirá na construção e operacionalização de ações voltadas aos negros no Brasil. A divulgação foi feita por meio do manifesto “Nós queremos respirar”. Esta é a integra do documento:

O ódio racial envenena o ar que respiramos, sufoca e asfixia a todos e a nação. O racismo subverte os princípios da dignidade humana e, cria, justifica, naturaliza e reproduz o sentimento de superioridade e inferioridade entre os indivíduos em razão raça e da cor da pele. O preconceito e a discriminação racial mata inocentes, destrói sonhos, cerceia e interdita movimentos e possibilidades. Subverte e deslegitima os propósitos da república, desqualifica e fragiliza os fundamentos da democracia, corrói e corrompe a confiança, a solidariedade e a fraternidade social. Mantém negros e brancos separados e desiguais.

George Floyd e Rayshard Brooks, nos Estados Unidos; o músico Danilo Rosa e o garoto João Pedro, no Brasil, foram assassinados e impedidos de respirar.

Eles e todas as vítimas do racismo nunca mais estarão sozinhos. Com eles, nós, negros de todas as cores, do Brasil, encheremos os pulmões para reivindicar e exigir, as mudanças e as transformações inexoráveis do nosso tempo e da nossa geração.

As Vidas Negras Importam, a nós e ao mundo, e agiremos com coragem, verdade e honestidade para realizar 10 AÇÕES efetivas e objetivas no enfrentamento ao racismo e a discriminação racial, construindo e fortalecendo uma relação e uma sociedade de respeito, valorizando a igualdade e a diversidade racial.

Essa é a nossa convicção e será o nosso compromisso. Esse é o ar puro e límpido que queremos livremente respirar.

O Movimento Vidas Negras Importam listou 10 ações de enfrentamento ao racismo:

  1. Mudança nos protocolos policiais para impedir técnicas de sufocamento e estrangulamento, disparos letais na abordagem e confrontos policiais, e invasão e ocupação com disparos de arma de fogo em favelas e comunidades.
  2. Mudança nos protocolos da segurança privada para impedir abordagens, hostilização, perseguição e constrangimentos nos ambientes públicos e privados, eliminação da sala de segurança, da agressão física, tortura e morte de negros, nos Bancos, Shoppings e Supermercados.
  3. Criação de 500 mil bolsas de estudos para qualificação de jovens negros em graduação, pós-graduação, pesquisa e formação tecnológica, economia criativa e negócios empreendedorismo.
  4. Criação de 300 mil vagas de estágios, trainees e profissionais negros nas empresas públicas e privadas.
  5. Formação e qualificação de 1.000.000.000 – um milhão de quadros corporativos em Discriminação e Racismo e Gestão da Diversidade Racial.
  6. Implementação de meios, ferramentas, mecanismos e metodologia de gestão e gerenciamento da inclusão, desenvolvimento de carreira, e ação e políticas de diversidade racial, em 300 Empresas públicas e privadas.
  7. 300 milhões em Compras Corporativas do ambiente público e privado, de Serviços e produtos de empresas e empresários e profissionais negros.
  8. Fundo Vidas Negras Importam de 200 Milhões de reais para fomento, apoio e financiamento educacional, empreendedor, tecnológico e de economia cultural criativa para jovens negros.
  9. Implementação integral da Lei da História do Negro e História da África e da Disciplina de Relações Étnico Racial em todo ambiente escolar e universitário público e privado do país.
  10. Campanha de Instalação da Rua Zumbi, Indicador de Diversidade Racial nas Empresas e ampliação e expansão da Virada da Consciência.

Responder