Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 9/08/2021 - 6:45 am em | 0 comentários

Divulgação

Motor a combustão resiste…

Contagem para a descontinuidade desses papa-dinossauros já começou

Motor a combustão resiste…

Nelson Tucci

Em um raciocínio simplista, os motores a combustão já poderiam estar aposentados, mas, por motivos nem sempre revelados, ainda resistem aos avanços da tecnologia e, sobretudo, à necessidade de contribuir com a descarbonização do planeta. Apesar da sobrevida, a contagem para a descontinuidade desses papa-dinossauros já começou.

Joseph Robinette Biden Jr., o Joe, atual presidente dos EUA, é nascido na Pensilvânia, não no Texas. Só isto já pode significar algo mais palpável em relação ao futuro do planeta do ponto de vista ambiental. Um dos primeiros atos que assinou foi reconduzir o seu país ao Acordo de Paris. E depois de afirmar que pretende zerar as emissões de gases do efeito estuda até 2050, assinou decreto induzindo a que pelo menos 50% dos veículos produzidos, até 2030, saiam com motor elétrico das fábricas. A decisão tem a concordância das montadoras instaladas por lá.

Já a rede CNN de televisão informou que estudos da consultoria EY apontam para o seguinte quadro em 2045: apenas 1% de todos os veículos comercializados no mundo terão motor a combustão. A virada ocorrerá em 2033, com os elétricos já sendo majoritários nas vendas. A Europa talvez alcance um pouco antes essa tendência.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.brVeículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder