Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 12/04/2021 - 6:57 am em | 0 comentários

Divulgação

Montadoras têm desempenho esperado

Emplacamentos em março fecharam com alta de 8,26%

Montadoras têm desempenho esperado

Nelson Tucci

O desempenho do mercado brasileiro de automóveis no primeiro trimestre de 2021 está em linha com as projeções feitas pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No primeiro trimestre do ano foram vendidos no país 527,9 mil unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, representando queda de 5,4% sobre o mesmo período de 2020, quando a pandemia afetou duramente o mercado a partir da segunda quinzena de março.

Este ano, apesar da sensível piora nos índices de contágio e mortes pela Covid-19, com adoção de medidas de isolamento social e de restrição ao comércio, o mercado está melhor adaptado com a doença e os emplacamentos seguiram estáveis, de 8 mil a 9 mil por dia útil, mas abaixo do que era registrado antes da pandemia no ano passado. Para Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, os números de vendas, exportação e produção até o momento “são aceitáveis”, diante do agravamento da pandemia associada a todos os problemas econômicos e políticos que o país enfrenta.

Já a confiança do consumidor está caindo, o desemprego registra altas históricas acima de 14 milhões de desempregados e outros 30 milhões de desalentados ou subutilizados, enquanto os preços dos veículos não param de subir, alimentados pela alta do dólar e reajustes elevados de insumos. “Nenhum consumidor aguenta pagar tantos aumentos”, admite Moraes, citando outro fator que eleva preços e reduz vendas: “O aumento da alíquota do ICMS aplicado a veículos novos no Estado de São Paulo, que em janeiro subiu de 12% para 13,3% e agora em abril foi novamente elevado para 14,5%. Tentamos convencer o governo paulista que este não é o momento para aumentar impostos, que vai provocar queda nas vendas no maior mercado do país e reduzir a arrecadação do Estado…”, disse Luiz Carlos Moraes, em coletiva virtual para a imprensa especializada.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.brVeículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder