Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 8/06/2020 - 7:13 am em | 0 comentários

Divulgação

Montadoras pedem dinheiro

Há risco da dissolução do parque industrial, diz Anfavea

Montadoras pedem dinheiro

Nelson Tucci

Em mais uma coletiva de imprensa online, na última sexta-feira, 5, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, voltou a pedir ao governo para ajudar nos empréstimos a toda a cadeia automotiva – das pequenas autopeças às grandes montadoras, passando pelas concessionárias. “Se não saírem em, no máximo, três semanas, o problema se agravará, com risco da dissolução do parque industrial”, disse.

O setor, que praticamente paralisou as atividades em 100% no mês de abril (em razão da pandemia e do consequente isolamento social), apresentou seu pior maio desde 1992. A produção encolheu 84,4%, em relação ao mesmo mês do ano passado. “Embora junho sinalize algum retorno mais efetivo às atividades, teremos, sem dúvida, o pior trimestre da história do setor automotivo”, previu o dirigente da Anfavea. Para ele, os empréstimos devem ser “para ontem” e sem estes o prejuízo será não apenas do setor automotivo, mas de toda a economia nacional.

O volume de veículos produzido em maio, ainda que abaixo da média do setor, mostrou aumento de 2.232,4 % quando comparado com o mês anterior de abril. Apesar da maioria das fábricas já estar em atividade, inclusas as de caminhões, Moraes prevê que 2020 deverá registrar produção 40% que o ano anterior.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder