Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 5/11/2021 - 12:39 pm em | 0 comentários

Divulgação

Mongaguá e Peruíbe terão unidades do Poupatempo

Baixada Santista conquista serviço em todas as cidades

Mongaguá e Peruíbe terão unidades do Poupatempo

O vice-governador Rodrigo Garcia anunciou hoje, no RetomaSP, em Santos, a implantação de duas novas unidades do Poupatempo para a Baixada Santista, nos municípios de Mongaguá e Peruíbe. Os futuros postos de atendimento autorizados, 91º e 92º, respectivamente, fazem parte do plano de expansão do programa, que prevê instalações mais compactas e com foco no digital.

“É uma satisfação enorme anunciar que mais duas unidades do Poupatempo chegarão à Baixada Santista. Quando inaugurados, os postos irão beneficiar, juntos, mais de 126 mil habitantes. Além disso, trarão diversas opções, do Detran.SP e também das prefeituras, para atender e facilitar sempre mais a vida dos cidadãos”, ressaltou Garcia.

Durante o evento, também foram entregues vouchers dos programas Bolsa Trabalho e Bolsa Empreendedor, vinculados ao Bolsa do Povo, além de um mutirão de entrega para 4 mil cartões do Vale Gás. O Bolsa do Povo dispõe de 15 mil beneficiários na Baixada Santista. Operacionalizado pela Prodesp, o Bolsa do Povo unifica ações estaduais de transferência de renda, simplificando o compartilhamento de informações e o repasse dos valores correspondentes aos beneficiários.

 “Trouxemos para a Baixada Santista o maior programa de assistência social da história do estado, criado para unificar ações estaduais de transferência de renda, simplificando o compartilhamento de informações e o repasse dos valores correspondentes a mais de 2 milhões de beneficiários. Neste momento de retomada econômica, é muito importante que os cidadãos estejam amparados e recebam seus benefícios de forma prática e rápida. E pensando neste momento de aquecimento das atividades econômicas, o Poupatempo participa do RetomaSP com atendimentos para ajudar quem precisa de documentos para conquistar um emprego”, comentou André Arruda, presidente da Prodesp.

As unidades do Poupatempo em Mongaguá e Peruíbe, planejadas para funcionar em formato mais moderno e inteligente, contarão com sistema Balcão Único e atendentes multitarefa. Cada uma delas terá investimento de R$ 160 mil pelo estado, com capacidade para realizarem, juntas, cerca de 400 atendimentos por dia.

Os novos postos são implantados por meio de convênios entre os governos estadual e municipal, cabendo às prefeituras a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços municipais nos canais digitais do Poupatempo.

 “Com o anúncio de mais duas cidades na Baixada Santista, pelo plano de expansão, a região se torna a primeira a ter Poupatempo em todos os municípios. Os postos mais modernos de Mongaguá e Peruíbe se somam à outras três recém-autorizadas, Bertioga, Cubatão e Itanhaém, além das unidades que já operam em Santos, Praia Grande, Guarujá e São Vicente. A união de esforços entre o governo de São Paulo e as prefeituras, além da parceria com o Detran.SP, nos possibilita levar ainda mais serviços para um único local, com atendimentos eficientes, práticos e seguros, evitando deslocamentos dos cidadãos”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp.

Até o momento, 18 unidades já estão funcionando com a nova estrutura, sendo sete delas implantadas após abril deste ano, com os novos anúncios feitos pela administração estadual. Os postos ficam nas cidades de Aguaí, Franco da Rocha, Hortolândia, Jales, Lençóis Paulista, Piquete, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra, Sumaré, Itatinga, Porto Ferreira, Neves Paulista, Ibitinga, Atibaia, Capão Bonito, Caçapava, além de uma unidade dentro da Assembleia Legislativa, na capital paulista.

“As cidades contempladas com as novas unidades receberão um modelo de atendimento modernizado, mais enxuto e eficiente. O novo formato é possível graças à integração dos órgãos, com uma estrutura inovadora, que tem permitido que os serviços públicos cheguem cada vez mais perto da população. Nosso objetivo é continuar ofertando, sempre mais e melhor, diversas opções aos cidadãos, de forma ágil e simplificada”, afirma Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran.SP.

Desde o início da gestão, a Prodesp trabalha para ampliar a oferta de serviços digitais do Poupatempo. Atualmente, são quase 160 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim de 2021, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.

Responder