Edição 308Setembro 2020
Segunda, 19 De Outubro De 2020
Editorias

Publicado em 12/10/2020 - 7:11 am em | 0 comentários

Divulgação

Mobilidade exige solução própria

Alguns países já subsidiam o carro elétrico

Mobilidade exige solução própria

Nelson Tucci

O Brasil tem a necessidade – e o dever, portanto – de formular a sua própria estratégia em busca da mobilidade sustentável. Depender de tecnologias desenvolvidas no exterior não é, seguramente, o melhor caminho. Está aberta a discussão.

De forma bem resumida foi o que disseram especialistas ouvidos pela Bright Consulting, em live, no último dia 8. Da webinar Automotive Restart participaram jornalistas convidados, mais Lauro Elias, diretor de operações tecnológicas do Lactec (laboratório referência de tecnologia em testes de veículos e motores elétricos), que chamou a atenção para o fato de alguns países já subsidiarem o carro elétrico. “Será este o nosso caminho também?” – questionou. Fernando Pfeiffer, gerente de Produtos da Renault falou dos desafios das baterias para os elétricos e prevê queda de 15% ao ano no preço (hoje responsável por cerca de 50% do valor do carro). A sua companhia já tem mais de 300 mil veículos rodando, conectada a esta nova realidade, comentou.

No mesmo evento Edson Orikassa, vice-presidente da Associação de Engenharia Automotiva (AEA), pediu mais tempo para a adaptação da indústria, a fim de “recuperar o tempo perdido”; e Evandro Gussi, presidente da Unica, tornou a defender o etanol. Para ele, não há como falar em “emissão zero”, se a energia gerada para abastecer o carro elétrico for de uma termoelétrica… De acordo com o representante paulista, cujas usinas associadas são responsáveis por 54% da produção de cana de açúcar do país, a reestruturação veicular elétrica consumiria R$ 1,5 trilhão. “O ideal é que tenhamos uma espécie de taylor made regional”, disparou.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder