Missão solidária de jovens revitaliza espaços públicos em Santos
A partir de domingo até sábado, 20, Santos vai receber a visita de 50 jovens que participam da 14ª Missão Solidária Marista (MSM), ação de voluntariado promovida pela rede Marista de colégios e pelas escolas sociais do grupo Marista. Durante a semana, os estudantes vão conhecer a comunidade Monte Serrat e seus moradores, realizar oficinas educativas e lúdicas para as crianças e visitas missionárias nas ruas e casas.
De acordo com o coordenador do projeto, Matheus Henrique Alves, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências: “Nosso foco é educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e com diálogo, por meio da imersão em realidades desafiadoras”. Eles ficarão alojados em casas de famílias da região e da escola social Marista Irmão Henri para se aproximar da realidade local e estreitar a troca de experiências.
Os estudantes que vêm das cidades de Brasília, Ribeirão Preto e São Paulo, pretendem deixar uma marca na região. Faz parte das atividades revitalizar o Espaço Cultural Associação de Capoeira do Mestre Bahia no Monte Serrat.
Em sua 14ª edição, a MSM reúne jovens do ensino médio dos colégios maristas e escolas sociais do grupo Marista que trocam férias por uma atividade diferente. Eles deixam de lado destinos tradicionais de descanso para ir a comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Em 2019, os destinos escolhidos são quatro: Fazenda Rio Grande e Guaraqueçaba, no Paraná; Santos; e Caçador, em Santa Catarina. Ao todo cerca de 300 jovens de diferentes cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal participarão da 14ª MSM.