Edição 290Março 2019
Segunda, 22 De Abril De 2019
Editorias

Publicado em 24/01/2019 - 7:26 am em | 0 comentários

Rogério Bomfim/Secom-PMS

Mercado Municipal e entorno recebem obras de acessibilidade

Elevador será implantado no prédio do mercado

Mercado Municipal e entorno recebem obras de acessibilidade

O Mercado Municipal de Santos, na Praça Iguatemy Martins s/nº, Vila Nova, passa por obras que vão dotar de acessibilidade o prédio reconstruído em 1947, bem como os passeios ao redor. O projeto prevê eliminação de todos os desníveis ou obstáculos do edifício.

Cerca de 100 metros de novos passeios no padrão “Calçada para Todos”, em concreto desempenado e com rampas de acessibilidade, já estão prontos na lateral esquerda do mercado, na Rua Henrique Dias. A parte frontal, na Rua Dr. Cóchrane, está metade concluída e o restante passa por demolição com retroescavadeira e construção de guias.

“A obra contempla três rampas para acessibilidade: duas na porta principal e uma na entrada do anexo 1, de carnes e peixes”, diz o engenheiro Marcio de Mattos Fioroni, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações. Além disso, haverá readequação da plataforma de entrega de mercadorias, na parte posterior da construção, na Rua do Meio.

Um elevador será implantado no prédio do mercado, no espaço onde funcionava a sala de administração. Ocorrerá rebaixamento de guias e instalação de piso tátil, interna e externamente.

Os sanitários serão padronizados e a instalação de sinalização em Braille e visual (horizontal e vertical) orientará as pessoas em rotas de fuga, garantindo a segurança dos usuários em eventuais emergências.

O Mercado Municipal dispõe de 54 boxes, 28 dos quais destinados a açougues, empórios, hortifrutigranjeiros, laticínios, peixarias, artesanatos e floriculturas, que atendem no atacado e varejo. Os demais, localizados no mezanino, comercializam antiguidades.

Conta também como uma agência dos Correios, Infocentro Acessa SP (computadores e internet gratuita), Escola do Choro Luizinho 7 Cordas, Secretaria de Segurança Pública e com a sede local do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regularmente, recebe apresentações culturais, eventos, festas e festivais.