Edição 309Outubro 2020
Terça, 24 De Novembro De 2020
Editorias

Publicado em 19/12/2019 - 7:35 am em | 0 comentários

Divulgação

Melhorias urbanas da Ponta da Praia serão entregues amanhã

Novo asfalto, calçadas ampliadas, mudança de ciclovia...

Melhorias urbanas da Ponta da Praia serão entregues amanhã

As obras viárias e modificações urbanísticas da Ponta da Praia em Santos estão prontas e amanhã serão entregues para a população. Realizadas pelo Grupo Mendes, os investimentos foram exigidos em contrapartida à alteração do uso de terrenos em áreas com restrições de atividades, como em dois terrenos de propriedade da empresa. A contrapartida foi aprovada pela Câmara de vereadores e compreende diversas intervenções na Ponta da Praia, como o novo sistema viário e remodelação paisagística das vias beira-mar, modernização do deck do pescador e da ponte Edgard Perdigão, um novo mercado de peixe, um centro de convenções e a construção da Escola Municipal do Jabaquara, entregue no final de novembro.

As melhorias incluem a ampliação de trechos do calçadão da orla, troca da iluminação pública, plantio de árvores, nova ciclovia, novos espaços de convivência com bancos iluminados com vista para o mar, bicicletários, obstáculos para prática de skate e parkur e novas rampas de acesso ao mar, propiciando maior segurança à prática de esportes náuticos como a canoagem.

Toda essa parte viária e paisagística será entregue amanhã. As demais (deck do pescador, mercado de peixe e centro de convenções) possuem previsão de entrega até junho de 2020. “Priorizamos as obras do sistema viário para já poder oferecer uma melhor fluidez no trânsito, principalmente agora em período de final de ano”, comenta o presidente do Grupo Mendes, Paulo Mendes: “E mesmo com um prazo enxuto, fizemos tudo com muito cuidado, oferecendo as melhores intervenções urbanísticas à população e a modernização que a cidade merece”.

O cuidado é percebido por quem passa por lá, na qualidade dos bancos com iluminação e pontos de entrada USB, nas calçadas mais amplas para caminhadas, na ciclovia e nos novos postes de luzes.

Os trechos do projeto Nova Ponta da Praia que serão entregues amanhã foram divididos da seguinte forma: Trecho 1 (Av. Bartolomeu de Gusmão, entre a Av. Coronel Joaquim Montenegro e Rua Carlos de Campos), Trecho 2 (Av. Almirante Saldanha da Gama, entre as Ruas Carlos de Campos e Ministro Daniel de Carvalho), Trecho 3 (Av. Almirante Saldanha da Gama, entre a Rua Ministro Daniel de Carvalho e a Praça Almirante Gago Coutinho) e Trecho 4 (entre a Praça Almirante Gago Coutinho e a Avenida Mário Covas).

A mudança mais significativa está na área de embarque e desembarque das balsas, onde foi criado um bolsão ao final da Avenida Saldanha da Gama. O bolsão será destinado aos veículos com prioridade ou hora marcada, como as ambulâncias. No sentido ferry boat, existem agora três faixas de rolamento para automóveis. Duas serão reservadas aos motoristas que se dirigem à balsa e uma, à esquerda, exclusiva para retorno.

A Praça Almirante Gago Coutinho foi ampliada e a fila de veículos reorganizada. Para quem desembarca em Santos, existe agora a opção de saída pela Avenida Saldanha da Gama, para quem seguirá pela orla. Outra alternativa é o contorno da nova Praça Gago Coutinho, com opções sentido Porto e sentido Avenida Rei Alberto I.

Além disso, a avenida da orla, entre o canal 6 e embarque das balsas compreendendo mais de 2 km de extensão, foi repavimentada, a calçada ficou mais larga, chegando em alguns pontos a ter até 9 metros e a ciclovia saiu do canteiro central, ficando próxima ao calçadão. Também foram plantadas mais espécies de árvores nativas como o chapéus-de-sol, quaresmeiras, ipês e guanandis, para garantir mais sombra e mais áreas verdes – de 250 de árvores existentes antes da modernização, o local agora conta com 450. A reforma do sistema de drenagem das vias, uma preocupação antiga na área, também foi atendida com novas tubulações.

Reconhecido pelo pioneirismo, qualidade e excelência em seus processos e serviços, o Grupo Mendes possui mais de 45 anos de história. Atualmente, atua em três frentes: malls, incorporações e serviços, focando o litoral paulista como ponto dos investimentos. Mais em www.grupomendes.com.br

Responder