Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 1/12/2017 - 10:13 am em | 0 comentários

Divulgação

Médicos residentes promovem o “Dezembro Laranja” em Praia Grande

Campanha visa prevenir o câncer de pele em crianças

Médicos residentes promovem o “Dezembro Laranja” em Praia Grande

Um grupo de médicos do Programa de Residência Médica de Praia Grande estão promovendo este mês a campanha “Dezembro Laranja – Juntos no combate ao câncer de pele”. O objetivo é orientar os responsáveis por bebês e crianças sobre a prevenção do câncer de pele nos pequenos. A ideia faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso da Residência em Medicina da Família e Comunidade que é aplicada no município e as crianças foram escolhidas como foco da pesquisa por serem um grupo com mais propensão à exposição da radiação solar.

Durante dezembro, às sextas-feiras no período da tarde, o grupo realizará pesquisa com os pais ou responsáveis das crianças que passam pela pediatria no Pronto-Socorro Quietude. Após a pesquisa, o entrevistado recebe orientação de como proteger a pele das crianças. “Usar filtro solar é a principal recomendação. Evitar o sol das 10 às 16 horas, usar bonés e roupas que cobrem o corpo também são maneiras de proteger as crianças”, afirmou uma das médicas residentes, Luana Kazue Ferreira.

O orientador do grupo, médico Rodrigo França, que também é subsecretário de Assuntos Técnicos da Sesap, comentou que Praia Grande é a 4ª no ranking das que mais recebem turistas no Brasil: “Essa orientação será muito útil se tomar proporções maiores”. Ele acrescentou que o trabalho acadêmico segue moldes de pesquisas já realizadas no Sul do País e em Portugal: “Os alunos vão fazer um comparativo e identificar as principais diferenças entre um país e outro”.

De acordo com o orientador, a Secretaria de Saúde de Praia Grande tem intenção de ampliar o projeto para as unidades de saúde da Cidade e também para pontos de grande fluxo de turismo: “Um iniciativa tão boa pode e deve ser levada adiante. Temos o objetivo de, futuramente, ampliar o alcance do projeto”.

Os médicos residentes participantes do projeto são: Antonia Neide da Silva Farias, Luana Kazue Hamano Ferreira, Mariana Barbosa Gerbasi Gardin, Paula Zumeta Cruz e Ronan Hoffman Barbosa Santos.

Responder