Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 17/12/2018 - 7:10 am em | 0 comentários

Divulgação

Massa chega à Fórmula E

Parceria da ZF e Venturi: evolução na cooperação tecnológica

Massa chega à Fórmula E

Nelson Tucci

O piloto Felipe Massa é o mais novo integrante da equipe Venturi de Fórmula E, que tem a ZF como a principal parceira tecnológica. O brasileiro levará sua experiência de 29 anos no automobilismo para as corridas de Fórmula E, categoria organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), com carros movidos exclusivamente a energia elétrica e cuja primeira temporada teve início em 2014.

A chegada de Felipe Massa à Venturi impulsiona a equipe e traz mais visibilidade à Fórmula E. Além do piloto Felipe Massa, a equipe conta também com o piloto Edoardo Mortara, da Suíça, que em 2017 alcançou o pódio durante a primeira temporada, realizada em Hong Kong.

A parceria da ZF com a Venturi apresenta evolução na cooperação tecnológica. A primeira participação foi em 2016, durante a terceira temporada da Fórmula E, com o fornecimento de amortecedores ZF Race Engineering. Na quarta temporada, a Venturi usou pela primeira vez uma transmissão ZF, desenvolvida em Friedrichshafen e fabricada na unidade industrial da ZF em Saarbrücken, Alemanha, em prototipagem. Enquanto isso, a Venturi cuidou da construção em 3D, da criação dos desenhos, além de dicas úteis para a construção da nova transmissão exclusiva para motorsport. Para a quinta temporada o Powertrain será completo da ZF, composto por um motor elétrico, transmissão e inversor.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder