Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 27/03/2018 - 8:13 am em | 0 comentários

Reprodução

Madeira no setor imobiliário é tema de novo curso da UniSecovi

Programa é fruto de parceria entre Secovi-SP, IPT e FSC Brasil

Madeira no setor imobiliário é tema de novo curso da UniSecovi

Muitas são as variáveis que influenciam o bom desempenho da madeira nas obras e na mitigação de riscos aos processos no setor imobiliário, como especificação de espécies com características adequadas ao uso, compra do produto especificado no projeto, identificação e validação no recebimento, garantia de origem, dentre outras.

Com o objetivo de facilitar os processos que envolvam escolha, compra e recebimento de produtos madeireiros, a Universidade Secovi oferece curso “Madeira no setor imobiliário: especificação, compra e identificação”, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o FSC Brasil. A iniciativa acontece de 8 a 17 de maio, na sede da instituição e também por transmissão simultânea. As aulas serão ministradas por docentes das entidades parceiras.

Para Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP e um dos docentes, o caminho para a construção sustentável é irreversível e a capacitação dos profissionais de incorporadoras e construtoras para avançar neste processo é essencial para a sustentabilidade: “O tema é muito pouco abordado no mercado e há uma carência de informações objetivas e práticas para que as empresas adquiram conhecimento sobre madeira legal”.

Segundo ele, são vários os ganhos para as empresas: garantia da aquisição de madeira de forma legal e ambientalmente correta; poder evidenciar o cumprimento da legislação vigente e mitigar riscos de questionamento judicial e multas e penalidades severas; e divulgar aos clientes a boa prática em um mercado que, gradativamente, valoriza empresas que são sustentáveis e ajudam a proteger o planeta.

“O setor da construção civil é o maior consumidor de madeira tropical do país”, diz Aline Tristão, diretora executiva do FSC Brasil: “Portanto, é fundamental que ele também se responsabilize pelo desmatamento, busque a origem dos produtos que compra e se una em prol de políticas públicas que favoreçam as boas práticas no setor”. Segundo Aline, quanto mais informação, tanto sobre o próprio manejo quanto em relação aos inúmeros benefícios da madeira, melhores serão as escolhas de empresários e consumidores.

Destinado a profissionais que atuam em construtoras e incorporadoras, arquitetos, engenheiros e demais interessados, o programa inclui aspectos sobre como obter garantia e validação de informações da origem na compra de produtos madeireiros com o uso da madeira certificada pela FSC nas construções Leed e Aqua.

O curso vai apresentar diferentes tipos de desempenho da madeira, as diferentes origens e forma de produção da madeira nativa e da madeira plantada, o funcionamento do mercado madeireiro, a maneira de mitigar riscos de imagem e como comprar o tipo de madeira apropriado de forma segura e com garantia de origem responsável. O programa inclui abordagem sobre a importância da sustentabilidade na construção civil, as vantagens do consumo da madeira, as novas tecnologias, a certificação FSC e o manejo de baixo impacto.

Informações pelo site www.secovi.com.br e telefone (11) 5591.1306.

Responder